16 de julho, de 2012 | 07:54

Romaria Ecológica

Evento cultural e religioso comemora os 68 anos do Parque Estadual do Rio Doce

 MARLIÉRIA – Quem foi neste domingo cedo, 15, ao Parque Estadual do Rio Doce, pôde participar de um dos eventos mais tradicionais da região, a Romaria Ecológica Dom Helvécio, que refaz anualmente o caminho entre a sede do município de Marliéia e a portaria da unidade de conservação.
A névoa úmida e uma chuva fina e rápida, associada ao fechamento do acesso ao Mirante do Pico Jacroá, que agora tem uma placa indicando que se trata de uma propriedade particular, isolando o mirante, atrapalharam aos romeiros presenciar o visual do alto da serra. Lá embaixo, entretanto, o evento foi um sucesso.
O Parque Estadual do Rio Doce (Perd) completou no sábado (14), 68 anos de criação. Ele foi oficialmente criado no dia 14 de julho de 1944, por meio do Decreto Lei nº 1.119, em função da presença do ecossistema Mata Atlântica e de sua rica biodiversidade, apresentando várias espécies ameaçadas de extinção.
O ponto marcante das atividades programadas iniciou-se às 5h30, com a saída dos cavalheiros de Marliéria, travessia da serra do Jacroá, e o término foi às 16h, com a conclusão da Romaria Ecológica Diocesana Dom Helvécio. No percurso de pouco mais de 11 quilômetros, são feitas várias paradas para celebrações. 
Divulgação


almoço

 
A estimativa da Polícia Militar de Meio Ambiente é de participação de 752 cavaleiros, que conduziram a imagem de Nossa Senhora da Saúde, até a capela existente no interior do Perd, onde foi celebrada a Santa Missa pelo Bispo Dom Odilon Guimarães Moreira da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano e pelo padre Duile de Assis Castro.
Ao fim da missa, celebrada na capela localizada na entrada do Perd, foram entregues moções de aplausos pelo Conselho Consultivo do PERD ao ex-gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Marcus Vinícius de Freitas, e ao padre Jean Marie, pároco de Marliéria.
Nas festividades, os militares do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente MAMB/PERD, sob a Coordenação do Comandante de Pelotão, tenente José Maria, montaram um estande educativo com a distribuição de mudas nativas, onde foram expostos diversos materiais de uso proibido e permitido, panfletos educativos que ficaram à disposição dos 2.323 visitantes e romeiros que estiveram no Perd, no período do evento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário