11 de agosto, de 2012 | 00:00

Escola quer mudança de sentido em via

Segurança dos alunos estaria comprometida por fluxo intenso de veículos em horários de pico

IPATINGA – Há 15 anos localizado à rua Ester, no bairro Canaã, o Centro Educacional Semear (CES), atende cerca de 400 alunos nos períodos da manhã e tarde. A rua onde se localiza a portaria de entrada e saída do educandário registra um movimento intenso de veículos nos horários do início e fim das aulas. O grande volume de veículos tem comprometido a segurança dos estudantes que transitam pela via, conforme funcionários, pais de alunos e vizinhos do educandário.
Diretor da instituição, Walace de Moraes Castro conta que, nos horários de pico, a desordem no trânsito da rua Ester nas proximidades da escola é provocada por uma grande quantidade de vans escolares e carros eu transportam os alunos. O problema é que a rua possui trânsito nos dois sentidos, o que provoca um tumulto generalizado de veículos estacionados em fila dupla e pedestres. “O trânsito para, fica tumultuado, os motoqueiros tentam passar nos corredores. E ainda há estudantes que vão para suas casas a pé ou de bicicleta, um risco contínuo diante da situação da rua”, comenta, com preocupação.
 
Marlene Pereira Pinho é funcionária da escola e mãe de aluno. Ela diz ficar preocupada com o filho em meio ao trânsito desordenado, enquanto precisa trabalhar na instituição. “A rua é muito movimentada. Seria melhor se nos horários do começo e fim das aulas o movimento fosse menor para dar maior segurança aos alunos. Tenho um filho de 13 anos que estuda aqui. Ele vai sozinho para casa e fico preocupada. Não sei o que está acontecendo no momento da ida ou da volta dele da escola com todo o transtorno”, declara.
 
Já a dona de casa Maria das Graças Alves, que é vizinha há nove anos do CES, compartilha do sentimento de preocupação, embora nenhum de seus filhos ou netos estudem na escola. “Aqui sempre foi tumultuado. É carro de um lado e do outro e, mesmo com quebra-molas na rua, os motoristas passam rápido demais. Já aconteceram muitos acidentes no entorno, principalmente envolvendo motociclistas. Também mantenho essa preocupação da escola, até mesmo porque tenho netos que estão sempre nessa rua, que está cada vez mais perigosa”, resume.
Wôlmer Ezequiel


Marlene Pereira Pinho
Mudança
O diretor, a mãe e a vizinha não se recordam de ter ocorrido acidentes envolvendo crianças nas proximidades da escola nos últimos anos, mas temem que isso possa acontecer. Eles propõem a mudança do tráfego da via, operando em mão única no acesso ao centro pedagógico, paralelamente à rua Pentateuco e à avenida Sidônia. “Nós, inclusive, mudamos os horários de liberação dos meninos, para sair poucas turmas por vez. Mas ainda assim é necessário mudar o sentido dessa rua para desafogar o trânsito e garantir mais segurança”, sugere Walace de Moraes.
De acordo com o diretor, a escola já protocolou a solicitação junto à administração municipal, em fevereiro do último ano. Ainda segundo ele, recentemente foi informado que faltaria o material necessário e funcionários para atender à demanda. A sugestão foi a de aguardar a normalização de tais fatores.
Andamento
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga, por meio de sua assessoria de Comunicação, esclareceu que, atendendo à solicitação da comunidade, técnicos do departamento de Transporte e Trânsito da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já estiveram no local e fizeram as avaliações necessárias. A equipe está concluindo o estudo técnico para, em breve, atender ao pedido.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário