18 de agosto, de 2012 | 00:00
Fabriciano atualiza cadernetas de vacinação
Com uma só vacina, as crianças serão protegidas contra a difteria, coqueluche, tétano e meningites
FABRICIANO Neste sábado (18), durante o Dia D, o município realizará a atualização da caderneta de vacinação de crianças com até cinco anos. Na ocasião, todas as salas de vacinas das unidades básicas de saúde do município funcionarão das 8h às 17h. O objetivo é oferecer aos pais a oportunidade de manter o calendário de vacinas dos filhos em dia. O prazo para a atualização dos cartões vai até o próximo dia 24.A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Jesuína Maria Mendes, orienta aos pais a levar seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua casa munidos do cartão de vacina. Nessa campanha, os cartões de todas as crianças menores de cinco anos devem ser avaliados e colocados em dia se houver vacinas em atraso. As crianças que estiverem com o cartão de vacinação atualizado não receberão qualquer vacina, contudo, é necessário que essa verificação seja feita nos postos por um profissional capacitado”, explica.
Ainda conforme Jesuína, este trabalho é importante, uma vez que algumas mães iniciam o esquema vacinal e não concluem, achando que o filho já estaria protegido. É preciso lembrar que algumas vacinas só conseguem garantir a proteção depois de três doses e um reforço. É muito importante que os pais observem no cartão da criança as datas de agendamento para a próxima vacina e compareçam na unidade de saúde, garantindo assim proteção para o seu filho.
Uma das modificações previstas para o novo quadro de vacinação é a vacina Pentavalente, que vai substituir a Tetravalente. Com uma só vacina, as crianças serão protegidas contra a difteria, coqueluche, tétano e meningites causada pelo Haemóphilus influenzae, e a hepatite B. Dessa forma, a criança que anteriormente recebia somente a vacina contra a hepatite B, agora vai receber uma dose de vacina contra hepatite B ao nascer e as demais junto com a Pentavalente.
As vacinas disponibilizadas para atualização da caderneta, são: Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa, Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 valente, Meningócica C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral.
O QUE JÁ FOI PUBLICADO:
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO - 14/08/2012
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















