30 de agosto, de 2012 | 00:00
Urnas eleitorais não podem ser emprestadas
IPATINGA - O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), desembargador Marco Villas Boas, falou sobre a impossibilidade de as urnas eletrônicas serem emprestadas durante o período eleitoral. Segundo ele, no momento, as urnas estão em processo de atualização, medida imprescindível para torná-las aptas para o uso permanente.De acordo com Villas Boas, a medida vai gerar economia para o país e garantirá o reaproveitamento dos equipamentos, antes condenados pela modernização dos sistemas, evitando-se, portanto, a produção de lixo tecnológico. A atualização deverá ser concluída em julho de 2013.
Os procedimentos destinados à atualização dos softwares das urnas para uso nas eleições municipais de 2012 tornam os equipamentos incompatíveis com o software das eleições parametrizadas, que são pleitos realizados por entidades com uso do sistema informatizado de votação da Justiça Eleitoral”, explica Villas Boas.
O presidente do Colégio de Presidentes dos TREs reafirma que a Justiça Eleitoral tradicionalmente cede urnas eletrônicas para uso de entidades de classe e mesmo governos estrangeiros, porém, durante o período de atualização das urnas, os protocolos serão aplicados apenas quando não representarem risco à garantia eleitoral dos cidadãos”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















