08 de dezembro, de 2012 | 00:00

Prefeita eleita busca apoio para a implantação da Ceasa

Assunto foi tema de reunião ontem, em Belo Horizonte com a Central de Abastecimentos

IPATINGA - O governo federal assegurou apoio para a construção da Central de Abastecimento em Ipatinga, que terá caráter regional, de acordo com a prefeita eleita, Cecília Ferramenta (PT). A informação foi repassada após audiência realizada em Brasília com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. “É uma grande vitória para Ipatinga e o Vale do Aço.
Principalmente porque a Central de Abastecimento engloba em seu projeto o nosso Centro de Convenções e a ampliação do Distrito Industrial. É um investimento que vai contribuir em muito para o desenvolvimento da nossa cidade e região em setores importantes para a nossa economia, como agrícola, industrial e de turismo e serviços”, comemorou Cecília Ferramenta.
 
Segundo a futura prefeita, o ministério possui recursos para investimentos, que poderão ser incrementados com emendas que estão sendo negociadas junto à bancada mineira no Congresso Nacional. Na reunião com o ministro Fernando Pimentel, Cecília defendeu ainda investimentos que contribuam para o desenvolvimento do setor metalomecânico, que possui diversos empreendimentos no Vale do Aço, com potencial de crescimento. “Pimentel conhece de perto da realidade de Ipatinga e do Vale do Aço. Sabe da capacidade de nossas empresas e nos assegurou total apoio para a implementação de projetos e programas que venham beneficiar esse importante segmento da nossa economia”, afirmou Cecília.
Incremento
O incremento de ações para o desenvolvimento do setor tem como objetivo gerar novos negócios, ampliando as oportunidades de emprego e renda nas cidades. “Formamos uma região industrial e o crescimento das nossas empresas amplia a perspectiva de nossos jovens, que passam a ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Nossas empresas têm a expertise necessária para fornecer produtos para os mais diversos setores da economia nacional, especialmente o naval e o petrolífero”, defendeu a prefeita eleita.
O filho da futura prefeita, Fred Ferramenta, o deputado federal Gabriel Guimarães (PT) e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Mauro Borges, também participaram do encontro com o ministro Fernando Pimentel.
 
Caixa
Cecília Ferramenta também esteve em audiência com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que contou também com a presença do vereador de Ipatinga, Saulo Manoel (PT). O objetivo foi o restabelecimento de convênios e a liberação de recursos para a cidade, que hoje se encontram suspensos.
“São várias as oportunidades de investimentos gerados pelos programas lançados pela presidenta Dilma (Roussef). Estamos, desde já, estreitando ainda mais os laços com o governo federal, pois vamos buscar estes recursos para poder concretizar nosso programa de governo e assegurar a retomada do desenvolvimento de nossa cidade”, concluiu Cecília.
 
Ceasa para Ipatinga é pauta de reunião em Belo Horizonte
 
A necessidade da implantação da Central de Abastecimentos (Ceasa) em Ipatinga foi tema, também, de reunião entre representantes do município e o diretor presidente da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa-MG), João Alberto Paixão Lages, em Belo Horizonte, ontem à tarde. Os dirigentes trataram de pontos que poderão viabilizar a construção da unidade em Ipatinga. O assunto Ceasa voltou à tona depois de uma reunião de apresentação da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), quando dirigentes empresariais fizeram severas críticas à demora na resolução de demandas estruturais para o Vale do Aço, e mencionaram, entre elas, a central de abastecimento.
 
Ao sair da reunião na capital mineira, o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Gustavo de Souza, afirmou que as centrais de abastecimento mais próximas de Ipatinga estão localizadas em Caratinga e Governador Valadares, situação que prejudica o setor hortifrutigranjeiro. O dirigente explicou que a principal discussão é sobre a existência ou não de recursos por parte do governo estadual para implantação da unidade da Ceasa no Vale do Aço.
 
“Caso não exista dotação orçamentária para tal, há a possibilidade de um formato com investimento privado, porque a situação que encontramos é um comércio de hortifrutigranjeiro que movimenta muito dinheiro na região. Para se ter uma ideia, a feira atacadista do Ipatingão movimenta 300 toneladas por dia de hortaliças, frutas e legumes, fora o que os atacadistas movimentam em suas próprias lojas. A ideia é ter um local apropriado para que esses alimentos sejam escoados”, declarou Gustavo de Souza.
Passo
Para o diretor geral da ARMVA, Thales Rezende Coelho Alves, a reunião foi produtiva, uma vez que o diretor presidente do Ceasa-MG, João Alberto, se comprometeu a celebrar um termo de cooperação entre a ARMVA e a Ceasa. Um comitê técnico será formado para viabilizar a implantação. “É preciso fazer um estudo para se ter ideia do espaço que será necessário, das vias de acesso e outros itens. O modelo de parceria público privada (PPP) é um modelo que pode ser seguido, bem como a implantação pelo governo. Todas as propostas serão analisadas”, explicou.
 
O diretor da Agência pontua que a primeira ação é a implantação de um comitê técnico para tratar o assunto. “De início, já vamos começar a elaborar o termo de cooperação, a pré-minuta está sendo providenciada pelo nosso setor jurídico. Mas podemos ficar tranquilos, porque o Vale do Aço, após a notícia da intervenção na BR-381, voltou a ser apontado como vetor de crescimento do Leste Mineiro”, concluiu Thales Rezende Coelho Alves.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário