31 de janeiro, de 2013 | 00:00

Campanha salarial gera expectativa no comércio

Empresa e Metasita otimistas quanto ao fechamento de acordo nos próximos dias

TIMÓTEO – Nesta quinta-feira (31), a diretoria da Aperam e de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), voltam a se reunir, para tentar fechar um acordo e encerrar a Campanha Salarial 2012/2013. Enquanto o acordo não sai, a expectativa nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços é o desfecho da negociação impulsione e movimente a economia local.
A campanha salarial foi lançada em setembro de 2012, e a data-base expirava em 1º de novembro. Desde então, apesar das várias reuniões e tentativas de acordo, prevaleceu o impasse entre as partes. Conforme a diretoria da entidade sindical, a empresa manterá a aplicação integral do INPC de 5,99% para correção dos salários, a partir do 1º de novembro de 2012.
 
O presidente da Associação Comercial (Aciati), e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Hiler Félix, por sua vez, lembra que toda injeção de valores na economia do município é importante para o comércio local. “Há um desejo, muito grande, para que essa negociação se consolide o mais breve possível. E com isso que, esses valores venham realmente trazer benefícios para o comércio, gerando mais emprego e mais renda”, reforçou.
 
Para o Hiler Félix, o impacto é importante até mesmo para a administração municipal, pois movimenta ainda o pagamento de impostos trazendo reflexos para vários setores. “A campanha salarial colabora para a própria sobrevivência do município e se torna um dos fatores que permite que Timóteo possa crescer”, resume o dirigente.
Otimismo
No sindicato, o clima também é de otimismo. O presidente Carlos Vasconcelos acredita que pode haver o fechamento de um acordo na reunião desta quinta-feira, principalmente porque houve uma sinalização de aprovação de proposta na Arcellor Mittal de João Monlevade nesta semana, empresa do mesmo grupo da Aperam.
Em caso de acordo, a proposta será levada à votação em assembleia prevista para a próxima semana. Mas o Metasita não pode falar ainda nos possíveis valores a serem lançados no comércio de Timóteo. “Ainda não temos os valores acertados, mas o nosso objetivo é satisfazer o trabalhador e isso vai representar um reflexo direto na economia local”, pontua.
Avanço
Para a Aperam, as últimas reuniões foram positivas e, como resultado, as negociações estão avançando para um consenso entre empresa e sindicato. “Transparência e diálogo são as palavras que melhor descrevem os últimos encontros e nos fazem acreditar que o fechamento do Acordo Coletivo 2012/2013 está mais próximo”, ponderou a empresa por meio de nota.
De acordo com a informação da Aperam, as reuniões contam com quatro negociadores de cada parte, permitindo a continuidade da discussão para construção de uma proposta global. “Também nessa reunião, a Aperam apresentará mais uma vez o status da licitação dos planos de saúde e odontológico, um dos importantes itens do Acordo Coletivo”, diz a nota enviada pela empresa.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário