01 de fevereiro, de 2013 | 00:00
Reforço contra a dengue
Os profissionais foram contratados para trabalhar na Unidade de Hidratação na Policlínica Municipal
IPATINGA Em função do grande fluxo de pacientes com suspeita de dengue que tem buscado atendimento na Unidade de Hidratação de Ipatinga, o número de profissionais para atender entre 7h às 23h foi ampliado desde ontem (31). Os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão reforçar a equipe médica passaram por uma capacitação na Superintendência Regional de Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde).Ao todo 29 novos profissionais foram designados para trabalhar na Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre, local específico para atender ao fluxo de pacientes com os sintomas da doença do município e das cidades do entorno.
A secretaria executiva do Consaúde, Eloiza Dalla Vecchia, falou que a decisão de ampliar a equipe foi tomada a partir da avaliação do tempo de espera do usuário por atendimento. A medida foi para garantir o acolhimento do munícipe em tempo hábil. Preocupamos em garantir ao usuário que busca a solução para sua dor e também um atendimento humanizado, em que não apenas o seu estado de saúde é importante, mas também o emocional. O paciente com dengue demanda ainda mais cuidado, por isso queremos garantir eficiência e atenção para aquele que chega em busca de tratamento”, reforçou.
A média de atendimentos na unidade de Ipatinga tem sido de 300 pacientes por dia. Até o momento, o município registrou a notificação de pelo menos 3 mil casos da doença contra menos de 300 no mesmo período em 2012.
A gestão assistencial das unidades ficou sob a competência dos profissionais da Superintendência Regional de Saúde e do Consaúde com a gestão administrativa dos profissionais contratados.
A Secretaria de Estado de Saúde investiu na região do Vale do Aço através do plano de enfrentamento da dengue um total de R$ 1,5 milhão para garantir a assistência médica e ambulatorial dos pacientes de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e região.
Capacitação
A médica infectologista Carmelinda Lobato de Souza foi à responsável pela capacitação técnica dos profissionais contratados. Ela explicou o papel do enfermeiro, do médico e do técnico de enfermagem no atendimento de pacientes com suspeita de dengue. Melhor do que ser atendido rápido é dar ao paciente o tratamento adequado. Por isso a triagem do paciente é tão importante no momento em que ele é acolhido”, explicou.
Carmelinda ressaltou que o paciente diagnosticado com dengue tem que se conscientizar da importância da hidratação. Ela destacou que água e soro são os melhores remédios para garantir ao paciente uma recuperação satisfatória.
A especialista lembrou ainda que o uso de medicamentos deve ser feito só com a avaliação médica, por isso os pacientes devem buscar atendimento na Policlínica, no bairro Cidade Nobre. No local, é feito o acolhimento apenas para pacientes adultos e adolescentes acima de 12 anos.
Crianças entre zero e 12 anos devem ser encaminhados para o Hospital Municipal de Ipatinga ou ao Hospital Márcio Cunha para avaliação de um pediatra, profissional adequado a detectar os casos suspeitos da doença nessa faixa etária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















