02 de fevereiro, de 2013 | 00:00

Situação epidemiológica da região passa por avaliação

Municípios recebem representantes do Ministério e da Secretária de Estado da Saúde

IPATINGA – O posto de hidratação, situado na Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre, recebeu, nessa sexta-feira (1°), a visita de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo foi o de avaliar a unidade e a situação epidemiológica do Vale do Aço. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, entre os dias 1° e 30 de janeiro, aproximadamente 4.708 casos de dengue foram notificados no município.
Conforme o assessor técnico do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, que visitou pela manhã o município de Timóteo, o objetivo desse primeiro contato foi avaliar a implantação dessas unidades de hidratação, bem como analisar a situação epidemiológica da região e ver quais as ações que podem ser modificadas ou reforçadas para o combate ao vetor e atendimento aos pacientes com suspeita de dengue.
“Por meio desse diagnóstico, vamos sentar com os secretários (de saúde) dos três municípios (Ipatinga, Fabriciano e Timóteo) e traçar um plano de trabalho. A estratégia que temos discutido com municípios que estão passando por situação de epidemia é a implantação dessas unidades de hidratação, e disponibilizar um acesso diferenciado, classificação de risco, acolhimento, manejo com o paciente e, principalmente, uma hidratação rápida”, disse Said.
Segundo Rodrigo, as ações ora desenvolvidas na região são as mesmas que o Ministério da Saúde vem recomendando em outras cidades às voltas com idêntica situação, sendo necessário avaliar se há necessidade de ampliar essas estruturas. “O Ministério da Saúde disponibilizou, para todos os municípios, um recurso adicional que corresponde a 20% do teto de vigilância em saúde, para qualificações das ações do programa de dengue. Então, esse recurso já foi disponibilizado como um recurso extra-adicional ao repasse que vinha sendo feito aos municípios brasileiros, não só da região do Vale do Aço”, explicou.
Descentralização
Desde o início desta semana, a unidade de hidratação realiza a descentralização do atendimento, com a capacitação de enfermeiros da rede municipal para realizar acolhimento e os primeiros atendimentos nas 18 unidades de saúde.
Já no início da próxima semana, será disponibilizado o teste rápido com exame sorológico, que permite diagnosticar o vírus da dengue em até 20 minutos. Serão oferecidos 400 testes para o posto de hidratação e outros 60 para o Hospital Municipal de Ipatinga.
O assessor técnico do Ministério da Saúde pontuou que é preciso verificar com cuidado antes de se ampliar o atendimento, pois a implantação não resolve o problema, sendo necessário ver o fluxo de atendimento, o processo de trabalho e todas as ações que estão sendo desenvolvidas.
“A implantação de nova unidade depende, principalmente, da situação epidemiológica. Há necessidade, ou os casos estão concentrados em outras áreas da cidade onde o acesso é difícil, ou estamos tendo um ritmo de crescimento dessa situação? Isso que vai avaliar a necessidade ou não de implantação de novas unidades. Esse trabalho todo está sendo desenvolvido em forma de parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde e o Ministério da Saúde”, declarou.
Importância
O secretário Municipal de Saúde, Eduardo Penna, destacou a presença de representantes do Estado e do governo federal na região metropolitana. “O Ministério vem aqui, hoje, declarar um apoio explícito, inclusive com financiamentos já repassados e o reforço com apoio de agentes do Estado e recursos adicionais que recebemos do Ministério. Neste momento, é bom frisar que temos uma estabilização dos quadros de dengue, principalmente pelos atendimentos que estão sendo realizados aqui nessa central de hidratação”, avaliou.
Eduardo ponderou que a estrutura atual está atendendo à demanda, sendo possível perceber uma estabilização do volume de atendimento.“Entramos no período de chuva e estamos monitorando as notificações nos atendimentos na rede inteira, que é o primeiro sinal se estamos tendo um avanço ou uma diminuição da epidemia no município. Temos os carros fumacê circulando, há um monitoramento junto com o Estado, e não terminamos de cobrir totalmente porque são mais de dois ciclos de aplicação. Mas lembramos que temos uma série de ações que terão início a partir do próximo dia 14, onde faremos mutirões espalhados pela cidade inteira num processo maciço de limpeza, conjuntamente com a população”, acrescentou.
Historicamente, disse Eduardo, os focos do mosquito estão dentro das residências, o que é motivo de apelo permanente. “Agora vamos com volume muito maior de agentes para a rua para mobilizar mais uma vez a sociedade, para que dê conta de eliminar os recipientes que podem ser potencial foco para o mosquito”, concluiu Eduardo Penna.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário