02 de fevereiro, de 2013 | 00:00
Situação epidemiológica da região passa por avaliação
Municípios recebem representantes do Ministério e da Secretária de Estado da Saúde
IPATINGA O posto de hidratação, situado na Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre, recebeu, nessa sexta-feira (1°), a visita de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo foi o de avaliar a unidade e a situação epidemiológica do Vale do Aço. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, entre os dias 1° e 30 de janeiro, aproximadamente 4.708 casos de dengue foram notificados no município.Conforme o assessor técnico do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, que visitou pela manhã o município de Timóteo, o objetivo desse primeiro contato foi avaliar a implantação dessas unidades de hidratação, bem como analisar a situação epidemiológica da região e ver quais as ações que podem ser modificadas ou reforçadas para o combate ao vetor e atendimento aos pacientes com suspeita de dengue.
Por meio desse diagnóstico, vamos sentar com os secretários (de saúde) dos três municípios (Ipatinga, Fabriciano e Timóteo) e traçar um plano de trabalho. A estratégia que temos discutido com municípios que estão passando por situação de epidemia é a implantação dessas unidades de hidratação, e disponibilizar um acesso diferenciado, classificação de risco, acolhimento, manejo com o paciente e, principalmente, uma hidratação rápida”, disse Said.
Segundo Rodrigo, as ações ora desenvolvidas na região são as mesmas que o Ministério da Saúde vem recomendando em outras cidades às voltas com idêntica situação, sendo necessário avaliar se há necessidade de ampliar essas estruturas. O Ministério da Saúde disponibilizou, para todos os municípios, um recurso adicional que corresponde a 20% do teto de vigilância em saúde, para qualificações das ações do programa de dengue. Então, esse recurso já foi disponibilizado como um recurso extra-adicional ao repasse que vinha sendo feito aos municípios brasileiros, não só da região do Vale do Aço”, explicou.
Descentralização
Desde o início desta semana, a unidade de hidratação realiza a descentralização do atendimento, com a capacitação de enfermeiros da rede municipal para realizar acolhimento e os primeiros atendimentos nas 18 unidades de saúde.
Já no início da próxima semana, será disponibilizado o teste rápido com exame sorológico, que permite diagnosticar o vírus da dengue em até 20 minutos. Serão oferecidos 400 testes para o posto de hidratação e outros 60 para o Hospital Municipal de Ipatinga.
O assessor técnico do Ministério da Saúde pontuou que é preciso verificar com cuidado antes de se ampliar o atendimento, pois a implantação não resolve o problema, sendo necessário ver o fluxo de atendimento, o processo de trabalho e todas as ações que estão sendo desenvolvidas.
A implantação de nova unidade depende, principalmente, da situação epidemiológica. Há necessidade, ou os casos estão concentrados em outras áreas da cidade onde o acesso é difícil, ou estamos tendo um ritmo de crescimento dessa situação? Isso que vai avaliar a necessidade ou não de implantação de novas unidades. Esse trabalho todo está sendo desenvolvido em forma de parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde e o Ministério da Saúde”, declarou.
Importância
O secretário Municipal de Saúde, Eduardo Penna, destacou a presença de representantes do Estado e do governo federal na região metropolitana. O Ministério vem aqui, hoje, declarar um apoio explícito, inclusive com financiamentos já repassados e o reforço com apoio de agentes do Estado e recursos adicionais que recebemos do Ministério. Neste momento, é bom frisar que temos uma estabilização dos quadros de dengue, principalmente pelos atendimentos que estão sendo realizados aqui nessa central de hidratação”, avaliou.
Eduardo ponderou que a estrutura atual está atendendo à demanda, sendo possível perceber uma estabilização do volume de atendimento.Entramos no período de chuva e estamos monitorando as notificações nos atendimentos na rede inteira, que é o primeiro sinal se estamos tendo um avanço ou uma diminuição da epidemia no município. Temos os carros fumacê circulando, há um monitoramento junto com o Estado, e não terminamos de cobrir totalmente porque são mais de dois ciclos de aplicação. Mas lembramos que temos uma série de ações que terão início a partir do próximo dia 14, onde faremos mutirões espalhados pela cidade inteira num processo maciço de limpeza, conjuntamente com a população”, acrescentou.
Historicamente, disse Eduardo, os focos do mosquito estão dentro das residências, o que é motivo de apelo permanente. Agora vamos com volume muito maior de agentes para a rua para mobilizar mais uma vez a sociedade, para que dê conta de eliminar os recipientes que podem ser potencial foco para o mosquito”, concluiu Eduardo Penna.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















