15 de fevereiro, de 2013 | 00:00
Horário de Verão termina amanhã
Valores oficiais da economia de energia serão divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
DA REDAÇÃO - O horário de verão terminará à meia-noite deste sábado (16). Em âmbito nacional, os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Estado do Tocantins. Com 119 dias de duração, o Horário de Verão está em vigor desde 21 de outubro do ano passado.Adiantar em 1 hora os relógios todos os anos tem como principal objetivo promover economia de energia elétrica por meio do aproveitamento da luz natural dos dias mais longos nesta época do ano. A medida é mais eficiente nas regiões distantes da linha do Equador, uma vez que nestas regiões os dias se tornam mais longos e as noites, consequentemente, mais curtas.
Para os consumidores residenciais e comerciais, a economia é percebida na menor utilização da iluminação artificial. "Eles poderiam ter um consumo de até 5% a mais na fatura mensal de energia, caso não houvesse o horário de verão", ressaltou a Cemig, por meio de sua Assessoria de Imprensa. Em Minas Gerais, de acordo com dados divulgados pela Cemig, um balanço preliminar apontou redução de 4% no pico diário da carga que ocorre no período entre 18h e 22h. A economia, que corresponde a cerca de 320 MW, equivale, por exemplo, à demanda de pico de uma cidade de 750 mil habitantes - população equivalente à soma das cidades de Governador Valadares, Ipatinga, Teófilo Otoni e Itabira.
A economia no sistema elétrico interligado brasileiro, de acordo com avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deverá ser, por sua vez, de 4,6% de redução na demanda máxima, superando o valor de 2.555 MW, o que equivale à soma do dobro da carga de Brasília, 75% da carga de Curitiba e 75% da carga de Feira de Santana (BA).
Já a redução do consumo de energia deverá atingir 254 MWmed, correspondentes à soma de 25% do consumo de Brasília, 10% do consumo de Curitiba e 10% do consumo de Feira de Santana. Os valores oficiais serão divulgados duas semanas após o término do Horário de Verão, pelo ONS.
Aplicação
O Horário de Verão é aplicado no Brasil desde o início da década de 1930 e começou efetivamente a ser adotado sem interrupções a partir de 1985. Em 2008, foi definido que a mudança de horário passaria a começar no terceiro domingo de outubro e acabar no terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de Carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte.
O DIÁRIO DO AÇO foi às ruas para saber o que os consumidores pensam sobre a medida, que é aplicada religiosamente todos os anos. Para a maioria dos entrevistados, os benefícios gerados com o Horário de Verão são mínimos quando comparados aos transtornos causados à população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















