20 de fevereiro, de 2013 | 00:00
Usiminas deve se desfazer de ativos
Empresa pretende reduzir endividamento e focar na produção de aço
SÃO PAULO - A Usiminas pode vender a Automotiva, sua divisão de produção de cabines de caminhões ainda neste primeiro semestre, em meio à meta da companhia de reduzir o endividamento e se concentrar na produção de aço. A companhia encerrou 2012 com prejuízo anual de R$ 531 milhões e espera reduzir o nível de endividamento atualmente em 4,7 vezes sua geração de caixa para um nível abaixo de 3 vezes até o fim de 2013.Para isso, entre medidas de redução de custo, a companhia quer acelerar a venda de ativos não essenciais para a produção de aço, incluindo imóveis e também a Automotiva Usiminas. "A Usiminas espera concretizar durante o primeiro semestre de 2013 algumas vendas de ativos não essenciais e não operacionais, como também operacionais, como é o caso da Automotiva Usiminas", afirmou o presidente da maior produtora de aços planos do país, Julián Eguren.
Segundo o vice-presidente financeiro da empresa, Ronald Seckelmann, a Usiminas mantém algumas negociações em andamento sobre venda de ativos, mas evitou citar valores. O diretor vice-presidente de subsidiárias, Paolo Felice Basseti, acrescentou: "A Automotiva é um cliente da Usiminas e está pronta e posicionada para subir a outro patamar e, para fazer isso, necessita naturalmente de uma companhia que possa ajudá-la a se desenvolver e considera a Automotiva como parte do núcleo de seus negócios".
Segundo Basseti, a Automotiva, que foi reestruturada em 2012 em meio a uma queda de 20% nas vendas de caminhões, teve margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) entre 13% e 14% nos últimos seis meses. "Achamos que, para o setor em que a Usiminas está atuando, é razoável", disse Basseti.
Em dezembro, Eguren já havia comentado que a Usiminas estava aberta a joint-ventures ou venda de unidades, e citou ainda a Usiminas Mecânica, que atua em segmentos como estruturas metálicas e produção de vagões ferroviários.
As ações da Usiminas, que chegaram a operar em baixa após a divulgação dos resultados, exibiam alta de 0,8 por cento às 12h59 de ontem, enquanto o Ibovespa mostrava ganho de 0,4 por cento. (Reuters).
O QUE FOI PUBLICADO RECENTEMENTE SOBRE A USIMINAS:
Usiminas fecha 2012 com prejuízo de R$ 531 milhões - 18/02/2013
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















