
08 de março, de 2013 | 00:00
Unificação de DDD em Santana do Paraíso para 31 é aprovada
Anatel altera o código de 33 para 31, o que muda a cobrança das ligações no município
PARAÍSO A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 606, de 4 de Fevereiro de 2013, alterando a área de tarifação de Santana do Paraíso de 333 (Caratinga) para a área 316 (Coronel Fabriciano) e do código nacional 33 para o código nacional 31 de Santana do Paraíso. Em janeiro de 2011, com a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), a Anatel ampliou os critérios de definição de áreas locais, para abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma Região Metropolitana ou Região Integrada de Desenvolvimento (Ride), que tinham continuidade geográfica e pertencessem a um mesmo código nacional de área (DDD).O novo regulamento também estabeleceu revisões anuais de configuração da área local resultante da criação ou da alteração de regiões. Com as mudanças, todos os municípios e suas localidades passam a falar localmente, exceto Santana do Paraíso, que permaneceu com o código de Caratinga. Só a sede fala com tarifação local com as demais cidades. Uma das dificuldades para a configuração integral de Santana do Paraíso à área local do Vale do Aço era o fato de o município pertencer à área de prefixo telefônico de Discagem a Distância (DDD) 33 e não 31, predominante em todo o restante da RMVA.
De acordo com o prefeito de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte, o Zizinho (PT), desde 2009 quando ainda exercia o cargo de vereador no município foram encaminhados vários ofícios e realizadas diversas reuniões para solucionar o problema. A solicitação visando à mudança do código DDD foi fundamentada principalmente pelo fato de o município estar operando com dois prefixos: o 33 ligado à torre do Vale do Rio Doce e o 31 ao Vale do Aço. Santana do Paraíso integra a Região Metropolitana do Vale do Aço e não se justificava o prefixo 33. Dois prefixos têm causado muitos transtornos para a população, principalmente com a telefonia móvel, obrigando o usuário a fazer ligações interurbanas dentro do próprio município”, justifica o prefeito.
Uma das primeiras reivindicações de Zizinho depois de assumir o mandato foi protocolar, junto à Anatel, mais um ofício reivindicando prioridade na mudança da área de tarifação e mudança do código nacional do município. Estive em Brasília em janeiro e, na oportunidade, solicitei agilidade na solução deste problema que nosso município enfrenta e que já se arrastava há muito tempo. Fiquei muito feliz com a notícia, por ser uma reivindicação tão importante que finalmente será concretizada. Com certeza será uma grande conquista para a nossa população. Agora, é aguardar o prazo estipulado pela Anatel para implementação das alterações que é de 180 dias”, informou Zizinho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]