28 de setembro, de 2013 | 10:31

Funcionários de bancos privados aderem à greve

Os bancários querem, ainda, um piso salarial de R$ 2.860 e três remunerações referentes à participação nos lucros e resultados


IPATINGA – No nono dia de greve dos bancários em todo o país, a adesão de funcionários das agências da Região Metropolitana do Vale do Aço aumentou. Além da suspenção das atividades nos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil), nessa sexta-feira (27), unidades do Santander, HSBC e Mercantil do Brasil também interromperam o atendimento ao público.

As agências do Santander com atendimento suspenso são as dos bairros Centro, em Ipatinga, distrito de Melo Viana, em Fabriciano, e Centro-Norte, em Timóteo. A unidade do HSBC na região central de Ipatinga e o banco Mercantil do Brasil de Timóteo também estavam fechados ontem. 
A categoria reivindica 11,93% de reajuste salarial, sendo 5% referente a um aumento real de salário e mais 6,93% devido à inflação do período.

Os bancários querem, ainda, um piso salarial de R$ 2.860 e três remunerações referentes à participação nos lucros e resultados. Até o momento, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que representa os banqueiros, mantém a proposta de reajuste de 6,1%, rejeitada pela categoria.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), ressalta que a greve não desobriga o consumidor de pagar as contas em dia, mas informa, em contrapartida, que a empresa credora tem a obrigação de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

A orientação do órgão é entrar em contato com a empresa para saber quais são as formas e locais de pagamento como internet, sede da empresa, casas lotéricas e código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos. O pedido deve ser documentado (via e-mail ou número de protocolo de atendimento, por exemplo) para permitir a reclamação aos órgãos de defesa do consumidor, caso o cliente não seja atendido.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário