29 de outubro, de 2013 | 09:34
Horários ampliados no SAM e TFD de Ipatinga
Usuários passam a contar com Serviço de Autorização Médica e Tratamento Fora do Domícilio com nova organização
IPATINGA - A Secretaria Municipal de Saúde anuncia a ampliação do horário de atendimento aos usuários do Serviço de Autorização Médica (SAM) e do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
A partir do dia 1º de novembro, o setor funcionará das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Quatro novos oficiais administrativos foram contratados pela administração municipal, em agosto, com objetivo de aperfeiçoar ainda mais os serviços à população.
Com a ampliação, os atendimentos passarão a ser realizados em horários diferenciados, conforme o tipo de demanda do paciente. Na parte da manhã, até as 12h, o serviço será voltado aos pacientes do SAM, com pedidos de exames e consultas para Ipatinga e região.
À tarde, até às 17h, serão acolhidos usuários com procedimentos e tratamentos realizados fora de Ipatinga e Vale do Aço. Por dia, o setor atende a 120 pacientes. Anteriormente, os agendamentos de ambos os serviços eram realizados conjuntamente, de 7h às 12h.
O secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna explica que as mudanças trarão mais agilidade na prestação dos serviços e mais conforto aos usuários. "Até a implantação do nosso sistema, todas as solicitações eram atendidas em único horário (parte da manhã) e o espaço não comportava o número de pacientes que utilizam do programa da Prefeitura. Com o horário estendido e novos funcionários, conseguimos dar vazão à demanda e, caso haja alguma pendência, temos tempo hábil de sanar o problema, para agilizar o agendamento do serviço ao usuário”, detalha Eduardo Penna.
Tratamento fora do domicílio
Para a primeira quinzena de novembro, está prevista a implantação do novo de novo serviço de transporte para os usuários do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), oferecido pela Prefeitura de Ipatinga.
Os pacientes com exames e consultas médicas de alta complexidade (TFD) agendadas para Belo Horizonte viajarão em micro-ônibus com ar condicionado e serviço de bordo (motorista e cuidador para assistência aos pacientes que utilizarão o veículo). O serviço funcionará de segunda à sexta-feira, beneficiando cerca de 500 pacientes por mês.
Serviços
O SAM-TFD de Ipatinga continua situado a Rua Euclídes da Cunha, nº 411, Cidade Nobre. Confira os tipos de serviços oferecidos:
No Serviço de Agendamento Médico (SAM): Agendamentos de exames de alta complexidade (tomografia, ressonância, cintilografia, cateterismo e outros); consultas especializadas (neurocirurgia, oncologia e cadiovascular); cadastro em unidade de oncologia e cirurgias oftalmológicas e programadas.
No Tratamento Fora do Domicílio (TFD): Consultas e procedimentos solicitados com laudo de TFD; marcação de retorno; prestação de contas; agendamento de transporte e solicitação de ajuda de custo para o tratamento fora do domicílio. Mais informações, pelos telefones (31) 3829-8326 ou 3829-8480.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]