07 de janeiro, de 2014 | 00:00
Oito vagas para Engenharia da Computação
Vagas oferecidas pelo Cefet-Timóteo são por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
DA REDAÇÃO Para interessados em se graduar em curso de tecnologia da informação, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em Timóteo, oferece oito vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa teve suas inscrições abertas nessa segunda-feira (6), com encerramento previsto na sexta-feira, 10. Para participar, é preciso ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em Timóteo, as oito cadeiras destinadas ao Sisu são para o curso de Engenharia da Computação. Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas podem receber um bônus sobre a nota de inscrição. A medida é prevista na Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas.
Para concorrer às vagas, além de ter feito o Enem em 2013 é necessário não ter tirado nota zero em redação. Para se inscrever, o estudante precisa do número de inscrição e da senha no Enem. O processo se dá por meio do site www.sisu.mec.gov.br.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no próximo dia 13, e o da segunda, no dia 27. O prazo para a matrícula de quem foi selecionado na primeira chamada vai de 17 a 21 de janeiro. A matrícula da segunda chamada, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.
Na primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior em todo o país. Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.
O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares ou for selecionado somente para a segunda opção poderá aderir à lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera vai ocorrer a partir do dia 11 de fevereiro.
Adesão
Diretor do campus do Cefet de Timóteo, Rodrigo Gaiba de Oliveira, explica que a instituição ainda mantém o vestibular tradicional, processo onde é oferecido o maior número de vagas. O último exame para a formação das novas turmas, inclusive, foi realizado em novembro de 2013.
Conforme o diretor, a instituição pública, a exemplo de outras em todo o país poderá aderir ao Sisu e ao Enem como único meio de ingresso à universidade. Essa é uma discussão que, segundo ele, está na pauta do corpo diretivo, mas ainda sem definições.
O Conselho de Graduação, em BH, discute isso. Contudo, ainda não há nenhuma deliberação concreta a respeito do assunto. Particularmente acredito que todas as universidades federais do país irão aderir a esse sistema de utilização da nota do Enem e o vestibular tradicional como conhecemos deixará de existir”, estimou Gaiba.
O Sistema de Seleção Unificada alcança este ano a adesão de um total de 115 instituições públicas de educação superior. Além das 54 universidades federais, também há vagas para o Sisu em 20 universidades estaduais, 40 institutos federais e uma faculdade federal.
No Estado, o destaque é para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A maior instituição de ensino público de Minas participa do processo pela primeira vez em 2014, com a oferta de 3.535 vagas nos campus de Belo Horizonte e Montes Claros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















