27 de julho, de 2014 | 12:00

Bênçãos aos profissionais do volante

Missa dos Caminhoneiros atrai centenas de devotos de São Cristóvão. Celebração foi realizada no Posto Faisão, às margens da BR-381


IPATINGA – Motorista de caminhão precisa ter muita fé em Deus, diz Rafael Rodrigues, 22. Há dois anos na profissão, o jovem conduz a entrega de cargas em todo o interior mineiro. A profissão de caminhoneiro, afirma, não é nada fácil. “É duro encarar as estradas. Como diz um velho ditado, a estrada é onde o filho chora e a mãe não vê”, revela, pensativo. Na 5ª edição da Missa dos Caminhoneiros, Rafael, que é devoto de São Cristóvão - padroeiro dos transportadores - ergue a carteira de motorista e pede a proteção do divino para seguir viagem.

A família, que mora em Ipatinga, também suplica aos céus pela segurança do jovem motorista. Com tantos acidentes nas rodovias, o sentimento que fica é de preocupação. “Nós, pais, queremos sempre o filho por perto, mas é a vocação dele e o caminho que ele escolheu seguir. Fico feliz com o trabalho que ele tem. Sempre que ele sai, eu digo: ‘Você está indo, e aqui ficam pessoas preocupadas e que te amam. Vá com cuidado e com responsabilidade, tenha fé em Deus e volte para nós, em segurança’”, conta o pai de Rafael, o empresário Vagner Joaquim Dias, 39.

Rafael e muitos outros caminhoneiros, acompanhados de seus familiares e amigos participaram, na manhã deste domingo, 27, da tradicional Missa dos Caminhoneiros. O rito religioso foi realizado no Posto Faisão, localizado às margens da BR-381, no bairro Veneza, saída para Governador Valadares. O local é um habitual ponto de parada desses profissionais em trânsito pelo Vale do Aço. Em meio a um tempo frio e nublado, a missa foi presidida pelo padre Eferson Andrade, da Paróquia Sagrada Família, no bairro Caravelas. 

A Missa dos Caminhoneiros, que chegou à sua 5ª edição em Ipatinga, lembrou o Dia de São Cristóvão, celebrado na última sexta-feira, 25 de julho. Para os católicos, o santo é o protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e demais transportadores. “Agradeço a Deus pela adesão das pessoas ao evento, principalmente os caminhoneiros. O sucesso é devido às pessoas valorizarem esse trabalho”, ressaltou um dos organizadores do ato religioso, Eder Pimentel.

Após o momento de devoção e fé, os motoristas saíram em carreata pelas principais avenidas de Ipatinga, acompanhados de batedores da Polícia Militar. A peregrinação tinha à frente a imagem de São Cristóvão. O encerramento das atividades ocorreu com um almoço beneficente na Igreja Católica São Miguel, no bairro Veneza.

A tradição da missa voltada aos profissionais do volante começou há cinco anos. Dois amigos caminhoneiros trataram de tornar realidade a comemoração em Ipatinga. Jean Carlos, o “Rato Branco”, e Noé Calisto, o Abafado, tinham como objetivo unir celebração, festa e caridade em benefício de alguma entidade e convidaram outro amigo, Éder Pimentel, para organizar a festa. Outros apoios vieram, e a Missa dos Caminhoneiros passou a ser realizada anualmente. “Graças a Deus, a cada ano esse trabalho se consolida e se torna uma tradição para nós, caminhoneiros, que temos na fé um sentimento importante para 'pegar estrada'", cita Jean Carlos. 

 

CURTA: DA no Facebook 





SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916


 

[[##468##]]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário