29 de julho, de 2014 | 00:00
Novas oportunidades para pessoas com deficiência
Candidato com deficiência poderá se inscrever nos cursos do Pronatec sem ter perfil no Cadastro Único
DA REDAÇÃO - Ampliar as oportunidades para as pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com este objetivo, a Prefeitura de Ipatinga firmou convênio com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Viver sem Limite”. O termo foi assinado nesta segunda-feira (28), em reunião realizada no prédio da PMI, com representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.
Além de gestores da administração municipal, representantes de instituições do Sistema S (Senai, Sest, Senat e Senac) e de organizações não governamentais participaram do encontro para debater o funcionamento do programa. Uma das propostas da prefeita Cecília Ferramenta (PT) é tornar Ipatinga uma cidade inclusiva, trazendo oportunidades para todos. Mas ainda temos um número considerável de pessoas com deficiência, que esbarram na qualificação na hora de arrumar um emprego”, destaca o secretário de Assistência Social, Vasco Lagares.
O Viver sem Limite irá articular a rede que já existe em Ipatinga em benefício da pessoa com deficiência, de acordo com a consultora do Pronatec Viver Sem Limites da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Alcionis Ennes Nascimento. O mercado de trabalho tem vagas, mas não há pessoas com deficiência qualificadas para ocupá-las. Agora basta ter uma deficiência e interesse em fazer um curso por meio do Pronatec para ingressar no programa e se capacitar”, enfatiza a consultora.
O diferencial do Viver sem Limites é que o candidato com deficiência poderá se inscrever nos cursos do Pronatec sem ter perfil no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Ministério do Trabalho e Emprego, que são pré-requisitos exigidos para as pessoas sem deficiência.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e representante da Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga, Maria da Consolação dos Santos, a notícia foi bem recebida nas entidades. A demanda de jovens com deficiência, que têm vontade de sair de casa para estudar e trabalhar, é muito grande. Eles se sentem limitados, mas agora terão a possibilidade de vivenciar novas experiências”, revela.
Viver sem Limite
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Viver sem Limite, foi lançado no dia 17 de novembro de 2011, com objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas em benefício das pessoas com deficiência. O plano tem participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















