30 de julho, de 2014 | 00:00

Seminário debate trabalho social na região

Representante do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome conduziu o evento


DA REDAÇÃO - Os serviços de apoio especializado prestados pela rede socioassistencial na região foram amplamente debatidos nessa terça-feira (29), durante o “Seminário Regional Sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Trabalho Social com Famílias”. De iniciativa das Prefeituras de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, o evento reuniu cerca de 300 técnicos e gestores também de outros 15 municípios mineiros, no Unileste, em Coronel Fabriciano.

O seminário tem o objetivo de qualificar os profissionais que trabalham com o atendimento às famílias no Programa de Atenção Integral à Família (PaifF), Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Esse é um momento importante para que os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) possam compreender melhor as teorias e os métodos práticos dos serviços oferecidos na rede socioassistencial. Juntos, os municípios vão consolidar as políticas públicas de assistência social já desenvolvidas nos centros de convivência”, reforça o secretário de Assistência Social de Ipatinga, Vasco Lagares.

O debate foi conduzido pela palestra “Trabalho Social com famílias e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos”, proferida pela assistente social especializada em Políticas Públicas e diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS), Léa Lúcia Cecílio Braga.

“O trabalho social com as famílias é prioridade da assistência social enquanto política pública. Em nosso trabalho, a família é o foco na ação de sociabilidade, como proteção. Os profissionais da rede assistencial têm a responsabilidade de atuar com essas famílias dentro de um sistema articulado com os serviços de convivência”, orientou a palestrante.

Rede duplicada
Com foco na prevenção de casos de violência e apoio integral às vítimas e suas famílias, a Prefeitura de Ipatinga vai inserir, ainda em 2014, cerca de mil crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. A iniciativa garante a oferta de oficinas temáticas e acompanhamento multiprofissional gratuito nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Ipatinga e entidades conveniadas.

A Prefeitura de Ipatinga também aderiu à nova modalidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e vai reforçar o Programa de Atendimento Especializado à Família (Paefi). Com isso, a rede de proteção passará a ofertar 480 vagas novas vagas para esse público.

Atenção especial
Paralelo às ações de prevenção, Ipatinga reforça os serviços de acolhimento, encaminhamento, acompanhamento e reinserção social de vítimas de violências. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no bairro Iguaçu, funciona o Paefi. Atualmente, são 68 casos em acompanhamento, a maioria crianças e adolescentes. O município também investiu na equipagem dos Conselhos Tutelares, com novos computadores e veículos, garantindo agilidade no atendimento das denúncias.

Para os adolescentes que cometeram ato infracional – muito deles vítimas de outras formas de violências –, o município oferece o suporte necessário para a responsabilização e construção de um novo projeto de vida, por meio do programa de medidas socioeducativas em meio aberto, no Creas. O secretário Vasco Lagares reforça que, ao ampliar as ações de prevenção e garantir o acolhimento especializado e adequado às vítimas, a administração municipal espera reduzir os casos de violência ou repetição do ciclo, de forma a diminuir os traumas causados.

CURTA: DA no Facebook 





SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário