31 de julho, de 2014 | 23:00
Novo Distrito Industrial é debatido em Ipatinga
Representantes avaliam de forma positiva a proposta de criação de uma nova área destinada à instalação de indústrias no município
IPATINGA - Uma proposta de parceria para criação do novo Distrito Industrial (DI) de Ipatinga foi apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Amarildo José de Assis, ao coordenador da área de energia da Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI), Jorge Boeira. O encontro ocorreu no fim da manhã desta quinta-feira (31/07), na Prefeitura. Participaram da reunião o gerente de Desenvolvimento de Estrutura de Matérias para Fornecedores da Petrobrás, Carlos Roberto Santos, e a consultora de Projetos no Arranjo Produtivo Local (APL) de Petróleo, Gás e Naval, Fernanda Borges.
A proposta é termos um projeto que vá atender demandas de empresas instaladas em áreas não apropriadas ou que estão em vias de se instalarem no município, além das empresas do setor metal-mecânico, que ganhou importância no cenário nacional, por sua participação significativa no mercado do petróleo e gás”, defende Amarildo Assis, que à tarde se encontrou com a analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ana Carolina Carvalho. Além de discutirmos questões relacionadas ao Distrito Industrial, o incremento do APL na região foi outro tema debatido”, revela.
Segundo Amarildo José de Assis, o novo DI, cuja área soma cerca de 300 mil metros quadrados, seria instalado numa localização estratégica, próximo ao Aeroporto da Usiminas, à rodovia BR-458 e à ferrovia Vitória-Minas, facilitando assim a escoação da produção local. Estamos agilizando a elaboração do projeto para criação dessa nova área industrial. Além do Mdic, vamos recorrer à ABDI, pois queremos apresentar uma proposta completa, que inclua também a qualificação de mão de obra local e regional", sustenta o secretário.
O coordenador da área de energia da ABDI, Jorge Boeira, se mostrou interessado no projeto de expansão do Distrito Industrial de Ipatinga. Tendo em vista que vislumbramos grandes possibilidades de negócios com o APL do Petróleo, Gás e Naval no Vale do Aço, para consolidar os empreendimentos da cidade e região, essa área destinada ao novo DI de Ipatinga é fundamental”, avalia Boeira.
JÁ PUBLICADO:
DISTRITO INDUSTRIAL DE IPATINGA: UM NOVO IMPULSO? - 10/02/2012
Licitação para venda de lotes no Distrito Industrial - 10/10/2013
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]