10 de setembro, de 2014 | 00:00
Pedestre é o centro das atenções na Semana de Trânsito de Ipatinga
Em Ipatinga, a ação é reforçada com uma série de intervenções para revitalização e humanização do trânsito
DA REDAÇÃO - Ipatinga terá uma série de atividades para a Semana Nacional de Trânsito, entre 18 e 25 de setembro. Por meio de uma parceria que envolve a Prefeitura de Ipatinga, Polícia Militar e Instituto Trânsito Seguro, serão realizadas blitzen educativas em vários pontos da cidade, além de palestras e distribuição de material informativo com dicas de segurança no trânsito.
A Semana de Trânsito de 2014 tem como centro das atenções o pedestre, considerado prioridade no trânsito. Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” é o tema da campanha, que será realizada em âmbito nacional. Em Ipatinga, a ação está sendo reforçada com a realização de uma série de intervenções para revitalização e humanização do trânsito, com a pintura de faixas de pedestres e novas sinalizações horizontais e verticais.
O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, destacou que a Semana de Trânsito deste ano pretende ampliar o conceito de segurança no trânsito. A escolha do tema, por exemplo, faz alusão à necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contempla questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.
Sensibilização
Gustavo Finocchio observa que a escolha do tema faz alusão ao artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual, respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.
Precisamos sensibilizar a sociedade para os perigos que rondam as vias urbanas e rodovias. As ações pretendem estimular a população a mudar o comportamento coletivo no trânsito, respeitando principalmente os pedestres e tomando os cuidados necessários para reduzir o índice de acidentes e de mortes. Atitudes de respeito, precaução e responsabilidade ajudam a diminuir as estatísticas alarmantes do trânsito”, afirma o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















