17 de setembro, de 2014 | 00:00

Projeto desperta consciência financeira em alunos

Iniciativa é de um professor de matemática da Escola Estadual Maurílio Albanese


IPATINGA – Com a proposta de melhorar o rendimento dos estudantes na disciplina de matemática, o professor José Martins Silva Júnior, da escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, localizada no bairro Bela Vista, criou o projeto Alunos no supermercado: A matemática nas prateleiras. O projeto foi classificado para o Congresso Mineiro de Práticas Educacionais, que ocorre na cidade de Caeté, entre os dias 22 e 26 deste mês. 

José Júnior explica que a escola sempre trabalha com esse tipo de proposta pedagógica. Cada professor tem a liberdade, dentro da sua disciplina, de desenvolver atividades extraclasses e, desta vez, por deficiência do conteúdo de alguns alunos, surgiu a ideia de se trabalhar questões relacionadas à matemática com produtos de supermercado. “Essa dificuldade vem, talvez, por defasagem no ensino fundamental. E, então, resolvi praticar porcentagem, proporção, transformação de unidades, esse tipo de temática”, disse o educador.

O projeto consiste em parte teórica dentro da sala de aula, reexplicando os cálculos, para, então, ir para a prática em supermercados. “Levo esses alunos com uma folha contendo os produtos para sua pesquisa. Divididos em duplas, rodam o supermercado fazendo comparações do que é mais vantajoso comprar, a margem de lucro e o percentual que o supermercado poderia colocar em relação ao preço de prateleira”, observa.

Participam do projeto alunos do 1º ano do ensino médio, entre 14 e 15 anos. José Júnior pontua que o ensino médio está com uma proposta inovadora, onde os alunos escolhem uma área para aprofundar o conhecimento, como o empreendedorismo e meio ambiente, além das matérias específicas como português e matemática. “Estou trabalhando com um projeto piloto, pois só tenho duas turmas do ensino médio de 1º ano. A ideia é fazer uma avaliação para ver se deu certo e ampliar isso para as outras turmas também”, enfatizou José Martins, para completar: “pelos resultados que estou vendo, está dando certo sim, porque melhorou até a capacidade de raciocínio. Vale destacar também a questão da educação financeira, que estamos trabalhando a todo o momento”.

Entre os dias 22 a 26 de setembro, o professor levará o projeto para o Congresso Mineiro de Práticas Educacionais, na cidade de Caeté. “Será a oportunidade de ver práticas pedagógicas diferentes”, avalia.  

Benefícios
Aluno do 1º ano, Geovane Estevão de Souza destaca os benefícios do projeto. “A iniciativa foi importante porque no trabalho de campo fomos para a prática. Minha dificuldade era o cálculo de porcentagem, acho que agora estou nota 10. Lá em casa, apesar de não fazer compra com minha mãe, no dia a dia posso ajudar”, relatou.

Também aluna do 1º ano, Jhenifer Karen dos Santos Silva reitera o discurso do colega. “O projeto foi bem legal, interagimos com pessoas, fizemos perguntas e aprendemos bastante. Foi bem útil porque sempre que fazemos compra lá em casa em vou junto. O projeto incentiva a pesquisar mais e dar sequência nesses estudos”, conclui.
 

 

CURTA: DA no Facebook 





SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário