22 de outubro, de 2014 | 00:00

Ipatinga trabalha para “fidelizar” doadores

Cerca de 250 pessoas se solidarizaram com a campanha de doação de sangue


IPATINGA - Aos 49 anos, Jurandir Fernandes doou sangue pela primeira vez. Para ele, a ação voluntária teve significado especial. Há 30 anos, sua condição era a de paciente que dependia de transfusões para continuar a viver. “Sei da importância desse gesto. Para quem doa, é apenas uma hora dedicada ao voluntariado. Mas, para quem recebe, esses minutos que alguém cedeu para fazer a doação são decisivos e podem salvar até quatro vidas”, conscientiza Jurandir, que atua como árbitro de futebol amador da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI).

Assim como Jurandir, cerca de 250 pessoas se solidarizaram com a causa e participaram de mais uma campanha de doação de sangue em Ipatinga. A ação foi realizada no fim de semana que passou, com o saldo de 101 bolsas de sangue coletadas e outros 120 voluntários cadastrados. Na edição anterior foram coletadas 80 bolsas e feitos 100 cadastros. A avaliação foi positiva, conforme a equipe de profissionais envolvidos na organização da campanha.

Secom/PMI


doação de sangue Ipatinga
O volume arrecadado em um único dia de campanha é suficiente para suprir a demanda de sangue do Hospital Municipal de Ipatinga por 40 dias. “Todos os dias pacientes dependem de sangue para sobreviver, já que ele é insubstituível. Ver a adesão da comunidade e de novos parceiros a um ato tão importante é gratificante”, agradece a farmacêutica da agência transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga, Monise Silva Fonseca.

Apesar do resultado da campanha, a “fidelização” dos doadores, com o cadastro de novos voluntários é fundamental. Quem tem vontade de fazer parte do quadro de doadores de sangue de Ipatinga, pode procurar o Serviço Social do Hospital Municipal Eliane Martins (Hospital Municipal de Ipatinga). O cadastro é feito diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, de 7h às 18h. A coleta é realizada semanalmente na unidade da Fundação Hemominas, em Governador Valadares. A Prefeitura de Ipatinga custeia o transporte e alimentação para o voluntário no dia da coleta. Mais informações pelos telefones (31) 3828-5653 e 3828-5655.

CURTA: DA no Facebook 




SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário