04 de dezembro, de 2014 | 16:54

Belo Oriente premiado

Ações sustentáveis dão reconhecimento a município em Brasília


DA REDAÇÃO – Belo Oriente foi a única cidade do Vale do Aço e do Leste Mineiro a figurar entre as vencedoras do Prêmio Cidades Sustentáveis, entregue na tarde de quarta-feira (3), em Brasília (DF). O prêmio foi disputado por 57 cidades de 16 estados brasileiros.

Belo Oriente ficou em terceiro lugar na categoria Cidades Pequenas (500 a 100 mil habitantes), deixando para trás municípios como Timóteo e Caratinga, que também disputavam a premiação. Nesta modalidade, as duas primeiras colocadas foram Quatro Pontes (PR) e Bom Despacho (MG).

O prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves (PDT), participou da solenidade e recebeu o certificado que conferiu ao município a distinção, acompanhado dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Antero, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Venício Sena e Cultura, Tatiane Santos.

“É uma alegria ver que os esforços de toda a nossa equipe de governo estão sendo reconhecidos nacionalmente. Isso significa que estamos no caminho certo”, comemorou Pietro, lembrando o compromisso assumido com a Fiemg assim que iniciou o seu terceiro mandato.

Participação

A iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Associação Brasileira de Municípios (ABM), tem por objetivo estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas.

“As nossas experiências foram reconhecidas e premiadas por terem sido construídas com efetiva participação popular, eficiência e inovação”, concluiu Pietro Chaves.

Organização garante ICMS turístico para município  
Alex Ferreira


Piracema - Cachoeira Escura


O município de Belo Oriente foi um dos quatro do Vale do Aço a ser contemplado com os repasses do ICMS Turístico em 2015. Os outros que também farão jus à receita são Açucena, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso.

O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Turismo, na semana passada. Os valores serão pagos a partir de janeiro de 2015. Belo Oriente lutava pelo benefício, que foi perdido pela administração 2009/2012 e conseguiu novamente entrar no grupo dos municípios  beneficiados com o repasse.

Para o prefeito Pietro Chaves (PDT), o benefício vai ajudar a fortalecer a atividade, gerando oportunidades de trabalho e renda. “Ainda não nos foi passado valores. Só foram divulgadas as cidades contempladas. Mas a gente fica feliz porque nossa equipe técnica trabalhou muito por esse resultado. Quando tivermos o valor real da receita, vamos discutir como usá-lo”.

Segundo Pietro, o dinheiro a ser investido vai possibilitar o incentivo no turismo municipal, oferecer atrações e atrair visitantes.

União

Para ter direito aos recursos, o município teve que observar uma série de requisitos como integrar uma associação de circuito turístico reconhecida pelo governo mineiro, ter elaborada e em implementação uma política própria de turismo; além de ter em pleno funcionamento um Conselho e um Fundo Municipal de Turismo.

"Toda a equipe da secretaria de turismo teve que se desdobrar para organizar o setor na cidade. O êxito do trabalho é fruto deste esforço conjunto", observou a turismóloga Regiane Santos.

Como parte do encerramento das atividades de 2014 do Circuito Mata Atlântica, Belo Oriente sedia nesta sexta-feira (5), às 9h, a reunião de prestação de contas da entidade. O encontro acontece no auditório da Câmara de Vereadores, na rua Minas Gerais 81, bairro Novo Oriente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário