11 de dezembro, de 2014 | 06:46
Índios liberam ferrovia
Representantes do Povo Indígena Krenak encerram bloqueio em trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas
IPATINGA - A Vale,operadora da Estrada de Ferro Vitória a Minas informou na noite desta quarta-feira, que desde as 18 horas, a EFVM está desocupada por manifestantes da etnia indígena Krenak. Com isso, as operações do trem de carga e de passageiros da EFVM estão normalizadas.
A EFVM esteve paralisada desde terça-feira (9), quando representantes do Povo Indígena Krenak ocuparam trecho da ferrovia em Resplendor, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. "Atualmente, a empresa está em diálogo com as lideranças indígenas. Cabe destacar que o acordo em questão é uma liberalidade e que a EFVM está fora da área de abrangência da Terra Indígena Krenak", afirma nota denviada pela Vale.
"A Vale reitera seu compromisso em se relacionar com o Povo Krenak de modo transparente e participativo, mantendo uma relação construtiva, respeitando suas características próprias e a legislação vigente. A empresa ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades, mas que repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito e ratifica que obstruir ferrovia é crime", conclui a nota enviada pela assessoria da emopresa.
Entenda
Desde as 17h de terça-feira, 9, representantes do Povo Indígena Krenak ocupavam um trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em Resplendor. Com isso, as operações de carga e de passageiros eforam paralisadas.
Representantes da empresa se reuniram durante dois dias com os indígenas na Terra Indígena Krenak, não havendo as duas partes chegado a um consenso, o que só ocorreu na noite de quarta-feira.
Na quarta-feira um representante enviado à Terra Indígena Krenak, chegou a ser detido, impedido pelos índios de ir embora e obrigado a seguir junto com a comunidade para a ferrovia, local da ocupação. O clima ficou tenso.
O querem os indígenas?
Além do apoio já prestado pela Vale, as reivindicações dos indígenas envolvem também repasse financeiro no valor de R$ 3 milhões ainda este ano; a saída da equipe técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira; e a não participação da Funai e do Ministério Público Federal nesse processo.
Sobre o serviço de Trem de Passageiros da EFVM
Os passageiros que já haviam adquirido seus bilhetes e não piuderam embarcar nos dias da manifestação, terça-feira e quarta-feira, devem se dirigir às estações ao longo do trecho para remarcar sua passagem ou solicitar reembolso no prazo de 30 dias.
Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovias (0800 285 7000), canal de atendimento gratuito mantido pela empresa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















