05 de janeiro, de 2015 | 20:00
IPI ainda não deve provocar aumento
Estoque de concessionárias deve manter preço até o fim de janeiro, apontam gerentes
IPATINGA Mesmo com a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis, desde o dia 1º, os clientes não devem sentir o impacto no mês de janeiro. Os gerentes de vendas da Brasauto, Magno Francio de Souza e da Dinauto, Kléber Firmino, avaliam que as concessionárias têm estoque com IPI reduzido para os próximos 30 dias. O governo reduziu o imposto em maio de 2012 para ajudar a manter a economia aquecida.
Com a elevação, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, explica que o IPI do carro popular irá subir de 3% para 7%; o do carro médio de 9% para 11%, no modelo flex, e para 13% naqueles movidos apenas a gasolina. A decisão de repassar ou não as alíquotas integralmente para os preços, segundo ele, dependerá de cada empresa.
O gerente de vendas da Brasauto, Magno de Souza, observa que os veículos que terão aumento do IPI são aqueles a serem faturados da montadora para a concessionária. Já os veículos que já estão no pátio mantêm o preço com redução. A linha 1.0 terá um aumento de mais 4%, isso porque já voltou 3% no meio do ano passado, totalizando 7% de IPI, que é a linha que mais sofreu alteração, a mais procurada e que terá o maior aumento. Mas acredito que as concessionárias ainda têm estoque para 30 dias. Após esse período os veículos serão comercializados com preço maior”, destacou.
O gerente de vendas da Dinauto, Kléber Firmino, estima um prazo semelhante. Aqueles que forem produzidos em 2015 terão reajuste do IPI. Já os que foram produzidos em 2014, modelo 2015, e que estão na loja, fazem parte da estratégia das montadoras que, sabendo do fim da redução do imposto, procuraram produzir bastante para que os preços ficassem mais em conta. Imagino que o estoque dure uns 30 ou 40 dias”, disse.
Vendas
Questionado sobre o cenário de vendas para este ano, Magno de Souza avalia que no início, o consumidor fica um pouco receoso e aguarda para ver se não haverá outra alteração. E a tendência é que o consumidor prorrogue um pouco a compra. Atualmente, o modelo mais vendido pela Brasauto é o Ford Ka 1.0 e o New Fiesta hatch 1.5, no valor de R$ 35.900 e R$ 42.900, respectivamente. Com a alteração e o retorno do IPI, estes automóveis terão uma diferença de aproximadamente R$ 1.500.
Por sua vez, Kléber Firmino aponta que o cenário não deve ser ruim, tendo em vista que as montadoras devem absorver a alta que o IPI irá provocar, de um ou outro modelo. Na Dinauto, o modelo mais vendido é o Palio, campeão de vendas da Fiat e que, segundo explica o gerente, vendeu ainda mais em 2014. O veículo custa atualmente entre R$ 33 mil e 35 mil, dependendo do modelo e de alguns opcionais. Neste caso, teremos um aumento de mais ou menos R$ 1.400, mas pode até ocorrer de as montadoras absorverem esse valor”, pondera.
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