17 de março, de 2015 | 18:02
Teste rápido para DSTs
Os exames são gratuitos, seguros e os resultados, sigilosos
DA REDAÇÃO - Nesta sexta-feira (20), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa Municipal de DST/Aids de Ipatinga funcionará em horário estendido, das 13h às 19h, para a realização de testes rápidos para o HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis.
A ação "Fique Sabendo" integra a estratégia da Prefeitura de Ipatinga de incentivar o diagnóstico precoce, o uso do preservativo e adesão ao tratamento, em caos de resultado positivo nos exames, durante todo o ano. O teste e a entrega do resultado são realizados em salas individuais. Os exames são gratuitos, seguros e os resultados, sigilosos.
A gerente do CCDIP, que funciona na rua Governador Valadares, 45, Centro, Cláudia Castro, explica que a infecção pelo vírus HIV pode ser detectada em 30 dias após a situação de risco. O período, chamado de janela” imunológica, é o intervalo entre o contato com vírus da Aids e a produção de anticorpos anti-HIV pelo organismo. Os exames detectam a presença destes anticorpos para confirmar ou não a infecção pelo vírus. Por isso, a importância da realização da ação no mês seguinte ao carnaval”, justifica a profissional.
Qualquer pessoa pode procurar a nova sede do Serviço Especializado em Saúde CCDIP para fazer o exame. Basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário jejum. A partir de abril, o teste rápido passa a ser oferecido duas vezes por semana, as quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. O exame sorológico (teste convencional) também pode ser solicitado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Já o programa municipal de Prevenção às DSTs/Aids, funciona diariamente, das 7h às 18h. No local são oferecidos serviços de orientação, distribuição de preservativos e agendamentos de palestras e oficinas educativas, além do tratamento e acompanhamento multiprofissional gratuitos.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WHATSAPP 31 8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















