07 de abril, de 2015 | 20:00
Novos reajustes na conta de luz
Os novos valores serão aplicados a partir desta quarta-feira
IPATINGA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nessa terça-feira (7), o reajuste tarifário da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 5,93%. Os novos valores serão aplicados a partir desta quarta-feira para 8 milhões de unidades consumidoras localizadas em 805 municípios de Minas Gerais. Em Ipatinga, consumidores reclamaram do reajuste.
O cálculo do reajuste inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Moradora do bairro Industrial, em Santana do Paraíso, Rosineia Moreira não está satisfeita com o valor praticado. Minha conta aumentou aproximadamente R$ 20 nos últimos meses e agora terá outro reajuste. A conta aumenta demais e nem consumimos tanto. Tem sido cada vez mais comum deixar de comprar coisas para casa para pagar as contas”, lamentou.
Por sua vez, Júlia Morais Coelho, do bairro Veneza, em Ipatinga, relata que, em sua residência, os familiares têm tentado reduzir o consumo, em busca da redução do valor. Tentamos economizar no que é possível. Apagamos as luzes e tomamos banho frio quando o clima permite, mas nem tudo permite essa redução. A conta é cara e vai ficar ainda mais salgada”, pontuou.
Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), Iusifith Chafith Felipe explica que a vazão dos rios Piracicaba e Doce aumentou devido ao ciclo de chuva, mas não há garantia de que essa situação irá se manter. Quando começa a chover a vazão sobe e, depois de 30 ou 40 minutos, volta. O lençol freático tinha 14 metros de água e caiu para 7m, e agora repôs 2m. Temos que manter a cautela, pensar no reuso da água, preparar para a escassez e, consequentemente, aumento das tarifas de água e energia”, resume Chafith.
No mês de fevereiro, a Aneel já havia definido aumento de 21,39% para tarifa residencial da Cemig. Na média geral, o impacto do reajuste para os consumidores, incluindo os consumidores livres, cativos de média e alta tensão, como indústrias e setor de serviços, foi de 28,8%.
A mudança na tarifa correspondeu a uma revisão tarifária extraordinária, promovida pelo órgão regulador nas empresas de distribuição. As revisões extraordinárias ocorrem quando há mudanças significativas nos custos dos componentes tarifários, para mais ou para menos, e que precisam ser repassados para os consumidores.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















