25 de abril, de 2015 | 20:00

33 anos de trabalho pioneiro na comunicação

Grupo das emissoras de Rádio Vanguarda, Grande Vale FM e 95 FM celebra mais um ano de legado histórico


IPATINGA – Formado por pioneiros e protagonistas da radiodifusão em Ipatinga e no Vale do Aço, o grupo das emissoras de Rádio Vanguarda, Grande Vale FM e 95 FM celebra, na próxima semana, mais um ano de legado histórico e superação de desafios em manter o rádio vivo no cotidiano da população. Precursora do grupo, a Rádio Vanguarda AM 1170 completa, em 28 de abril, 33 anos de fundação.

Em bate-papo, expoentes das emissoras lembraram sua história e valores alcançados. Diretora do grupo, Valéria Nascimento recordou a empreitada do pai, o radiodifusor Ulisses Nascimento, em sociedade com o empresário Ronaldo de Souza, ao criar a Rádio Vanguarda. Fundada em caráter experimental no dia 1º de dezembro de 1981, a emissora foi lançada oficialmente em 28 de abril do ano seguinte. Posteriormente, surgiram as rádios 95 FM e depois a Grande Vale FM.

O foco do trabalho, desde seu início, destaca Valéria, foi oferecer ao público uma programação inteiramente local. Na frequência AM, com linguagem de maior diálogo e informação ao ouvinte, ela elencou entre os legados o jornalismo, onde a rádio Vanguarda foi escola para profissionais da região, e tem dentre seus marcos históricos, a cobertura de eleições polêmicas nos municípios do Vale do Aço, o acesso do time de futebol de Ipatinga à Série A do Campeonato Brasileiro, entre outros feitos. 

Wôlmer Ezequiel


Equipe Vanguarda e 95
Responsabilidade social
A administradora reforçou também o papel de responsabilidade social da “emissora de papel vanguardista”, em programas de grande audiência como o Plantão Policial e Programa do Mineirinho. “A rádio fez parte da construção sociopolítica, econômica e cultural da cidade. Ela esteve presente em eventos marcantes e faz parte, de fato, da história de Ipatinga. Tivemos um carinho de trazer à rádio uma plástica (perfil) de emissora da capital”, observou.

Nos desafios frente aos avanços tecnológicos, a rádio deverá vivenciar em breve a migração de faixa AM para o FM. Na discussão sobre a mudança de faixa, que abrange o segmento em todo o país, o intuito é melhorar a qualidade de sinal das estações AM e torná-las mais acessíveis em dispositivos como celulares e tablets, que não contam com o recurso. Toda a programação e norte da emissora, porém, serão fieis ao que já conquistou ouvintes na região e mundo afora, por meio da transmissão pela internet. “A vanguarda tem feito um trabalho para estar cada vez mais próxima do ouvinte”, avalia, por sua vez, o coordenador da Rádio Vanguarda AM, Sérgio Santos.

A Rádio 95 FM também celebrará aniversário em 28 de abril: 32 anos de fundação. O coordenador da emissora e radialista Márcio de Freitas diz se orgulhar da credibilidade alcançada junto ao público, em 30 anos de profissão no município. “É algo que a gente se engaja porque ‘tá’ na veia. Independentemente do tempo que estamos aqui, a motivação se renova. É para quem gosta - e gostamos do que fazemos – há prazer e orgulho neste trabalho”, sintetizou.
 

LEIA MAIS:

Resgate dos valores da música brasileira - 22/04/2015
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário