28 de abril, de 2015 | 17:40
Hospital Metropolitano Unimed
As instalações da nova unidade contam com tecnologia que permitirá controle energético
DA REDAÇÃO - Uma das preocupações da direção da Unimed Vale do Aço na construção do Hospital Metropolitano (HMU), no bairro Mangueiras, em Coronel Fabriciano, foi com a questão ambiental. A unidade cuja inauguração está programada para maio contará com uma Unidade de Tratamento de Esgoto (ETE) própria que além de tratar, permitirá a reutilização da água do hospital. Os tanques de tratamento da água que será reaproveitada estão prontos e a ETE já está montada para começar a receber os resíduos do HMU. Depois de tratado, o líquido poderá ser reutilizado nas descargas dos banheiros, na limpeza de áreas externas, na lavagem de carros e para outros fins que não demandem água potável.
O engenheiro de processos de tratamento, Antônio Maurício Gonçalves Grillo, explica que todo o líquido que chegar à estação poderá ser tratado. O que não vai ser aproveitado é a sujeira, a estação de tratamento é um processo que retira biologicamente ou quimicamente os resíduos da água para que ela possa ser utilizada novamente”, explicou o engenheiro, um dos responsáveis pela implantação e funcionamento da ETE.
Com a implantação da ETE na unidade hospitalar será possível, ainda, realizar a remoção das cargas poluentes que são geradas pelo hospital e, assim, gerar um fluente ambiental que não cause nenhum tipo de impacto ao meio ambiente. A qualidade dos nossos rios está decaindo cada vez mais, utilizamos o recurso natural que é a água e devolvemos lixo para o rio. Com a estação de tratamento temos a condição de devolver 100% dos resíduos tratados ao afluente sem afetar a qualidade da água do rio”, ressaltou Antônio Maurício.
A Estação de Tratamento de Esgoto também servirá como suporte para o tratamento da água fornecida pela Copasa, a ser executado pelo hospital. Os resíduos removidos da água que abastecerá a unidade serão encaminhados para a ETE junto às demais cargas poluentes.
Tecnologia
As instalações do HMU contam ainda com tecnologia que permitirá controle energético, evitando gastos desnecessários e harmonia com as questões ambientais, como por exemplo, a utilização do calor gerado pelo ar-condicionado central, para aquecer a água, e o reaproveitamento dessa água. Claraboias de iluminação foram estrategicamente posicionadas ao longo dos corredores de setores como o de internação, no intuito de economizar o consumo de energia e utilizar ao máximo a iluminação natural. Em um hospital de grande porte como o Metropolitano, é essencial que tenhamos projetos que possam nos ajudar a gerar economia de uma forma que também reduziremos os impactos causados ao meio ambiente”, enfatizou o gerente de manutenção da Unimed Vale do Aço, Wesley Almeida e Santos.
HMU está posicionado em localização estratégica
A entrega das obras do Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço está programada para 22 de maio. A fase de acabamento está na conclusão e os equipamentos são instalados. O hospital foi construído em uma área de 20 mil m² e, ao todo, receberá um investimento de R$ 70 milhões.
Quem passa perto da unidade hospitalar já pode ver a placa de aproximadamente sete metros de altura que foi colocada na entrada. O empreendimento está localizado em Coronel Fabriciano, fica a 10 quilômetros de Ipatinga e a cinco quilômetros de Timóteo. Sua posição estratégica se deve ao fato de a cooperativa abranger 14 municípios em sua área de atuação.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
WhatsApp 31-8591 5916
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















