adriana 728x90

26 de maio, de 2015 | 17:49

Unimed lança programa de controle da obesidade

Grupo de Atendimento Especializado é composto por uma equipe multidisciplinar


DA REDAÇÃO - A obesidade, considerada uma doença grave e crônica, já é vista no Brasil e no mundo como uma grande epidemia. Pensando na redução e controle desse quadro, a Unimed Vale do Aço criou um programa que vai atender pacientes com histórico de obesidade. O Grupo de Atendimento Especializado no Tratamento da Obesidade (Gaeto) é composto por uma equipe multidisciplinar capacitada para acompanhar o paciente obeso no processo de seu emagrecimento, além de preparar aqueles que serão submetidos à cirurgia bariátrica para os períodos pré, trans e pós-operatório. O grupo é formado por dois médicos, sendo um endocrinologista e um psiquiatra, além de psicóloga, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e enfermeira.

De acordo com a coordenadora do Gaeto, Josie Fraga Portilho, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares são as principais causas que podem levar o indivíduo a ganhar peso. “Por mais que tenhamos a questão hereditária, este fator sozinho não constrói uma obesidade grau III. É bem provável que, na raiz desta doença, outros fatores podem estar se correlacionando como, por exemplo, os transtornos de ansiedade e depressivos. Por esta razão, o tratamento da obesidade deve ser realizado por uma equipe formada por diversos profissionais que possam identificar e tratar os problemas dos pacientes obesos”, explicou a psicóloga especialista em transtornos alimentares e obesidade.

Três tipos de tratamento serão oferecidos pelo programa: o clínico, que é destinado aos pacientes obesos que não têm indicação cirúrgica, o pré-cirúrgico, indicado àqueles que passarão pela cirurgia bariátrica e o pós-cirúrgico.

Critérios
O indicador mais utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para determinação do grau da obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O critério inicial para participação do paciente no Gaeto é que seu Índice de Massa Corporal seja igual ou superior a 35.

Para a enfermeira Lorena Costa Neiva Pires, é essencial que todas as etapas sejam devidamente seguidas. “Em razão da complexidade desta doença e do seu tratamento, estamos seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina. O programa foi implementado pela Unimed para tratar a obesidade, ajudando as pessoas que estão vivendo esse problema”, ressaltou. Caso o paciente tenha o índice necessário, e interesse em participar do grupo, deve entrar em contato com a equipe de Promoção à Saúde através do telefone (31) 2136-2202.
 

 

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário