14 de novembro, de 2015 | 11:01
IMA alerta para vacinação contra aftosa
Imunização obrigatória do rebanho ocorre até o dia 30 de novembro
DA REDAÇÃO - A segunda etapa deste ano da campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada na região até o dia 30 de novembro. Devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos do rebanho com idade de zero a 24 meses. A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio deste ano. O procedimento é obrigatório e contribui para manter o estado livre de focos de febre aftosa, fator de relevância à comercialização da carne bovina, por exemplo.
No Vale do Aço há um escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso. O primeiro abrange os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaraçu, Ipaba, Marliéria e Antônio Dias. Já o segundo, as cidades de Mesquita, Joanésia, Belo Oriente, Naque, Periquito e Santana do Paraíso.
Fiscal assistente da seccional de Fabriciano, Adriana Maia informa que todo o rebanho abrangido pelos dois escritórios está na faixa dos 76.500 animais. Na segunda etapa de vacinação, a expectativa é que aproximadamente 28 mil cabeças sejam imunizadas, em atenção aos animais menores de dois anos.
Adriana esclarece que os produtores poderão adquirir a vacina nos estabelecimentos autorizados para a venda do produto. É necessário a apresentação da carteira de identidade ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no ato da compra. A nota fiscal de compra deve ser exigida.
O criador deve se organizar para fazer a vacinação dentro do prazo estabelecido e ficar livre das infrações previstas. Quem não vacinar está sujeito a multa a partir do dia 1º de dezembro”, frisa a fiscal do IMA. Conforme aponta, a multa para quem deixar de imunizar o rebanho é de R$ 78,07, por cabeça.
A legislação obriga produtores rurais a comprovarem a vacinação do rebanho junto ao IMA. O produtor terá até o dia 10 de dezembro para comprovar a vacinação pessoalmente nos escritórios do IMA ou pelo site (www.ima.mg.gov.br). Por sua vez, a multa para quem deixar de fazer a declaração de vacina até 10 dias após a compra da aplicação é de R$ 13,61 por cabeça”, complementa Adriana Maia.
A fiscal salienta ainda que pecuaristas não deixem a imunização para última hora. Para outras informações, o telefone do IMA de Fabriciano é o 3841-4547 e de Paraíso é 3251-6317.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















