25 de novembro, de 2015 | 20:00
Rodoviários discutem campanha salarial
Sindicato abrange aproximadamente 3.500 trabalhadores na região
DA REDAÇÃO A Campanha Salarial 2016 dos trabalhadores do transporte coletivo de passageiros e fretamento do Vale do Aço foi iniciada. A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) deverá apresentar, até o fim desta semana, a pauta de reivindicações a todas as empresas do segmento na região.
A pauta foi alinhada em assembleias realizadas no último dia 19 em Caratinga e no dia 20 em Coronel Fabriciano. A data-base da categoria vence em março de 2016. Nos itens deliberados pelos trabalhadores está o reajuste dos salários, com percentual a ser definido mediante o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado nos 12 meses anteriores à data-base, e 50% desse percentual a título de ganho real.
Também será reivindicado para os empregados do setor a Participação nos Lucros e Resultados de um salário base; fim da dupla pegada (duas jornadas diárias com intervalo); reajuste do seguro de vida em 20 vezes; piso salarial aos motoristas; o custeio de 100% das mensalidades do plano de saúde pelas empresas; reavaliação e extensão do plano odontológico; vale-alimentação no valor de R$ 400; e passe-livre a todos os trabalhadores do transporte coletivo.
O presidente do Sinttrocel, Marlúcio Negro, pontua que a base do sindicato é de aproximadamente 3.500 trabalhadores, nas áreas de fretamento, transportes turístico, intermunicipal e urbano. Entre as empresas, estão, por exemplo, a Saritur, Univale e Acaiaca. Um calendário de reuniões para as negociações da campanha será alinhado com os empregadores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















