30 de novembro, de 2015 | 17:00
Ipatinga na luta contra a Aids
Secretaria de Saúde alerta para a importância do diagnóstico precoce do HIV
Prevenir, testar e, em caso de diagnóstico positivo, tratar. Essas são as metas de mais uma campanha da Prefeitura de Ipatinga e parceiros alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado anualmente em 1º de dezembro. Segundo o Boletim Epidemiológico, 743 mil pessoas vivem com HIV e Aids no Brasil. Em Ipatinga, cerca de 700 pessoas estão em tratamento e recebem os medicamentos antirretrovirais gratuitos pelo sistema municipal de Saúde.
O preconceito ainda é o maior problema quando se pensa em Aids e HIV. Hoje, não se fala mais em grupo ou comportamento de risco, mas em exposição de risco. Qualquer pessoa que tenha relações sexuais sem o uso do preservativo está sujeita a contrair o vírus. A Aids não escolhe status social, faixa etária, orientação sexual ou religiosa”, alerta Cláudia Castro, gerente do Centro de Controle de Doenças Infecto-parasitárias (CCDIP).
Para ampliar o acesso a informação, num contexto de diminuição do uso da camisinha e aumento de casos em todas as faixas etárias, a Prefeitura de Ipatinga lança a campanha Compartilhe proteção: quem cuida de si, protege o outro”. Pretendemos conscientizar de que o uso do preservativo é fundamental em todas as relações. É mais um cuidado com a saúde que deve fazer parte da rotina de todos”, reforça Cláudia Castro.
Em Ipatinga, o Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado com panfletagem no comércio do Centro e no prédio da Prefeitura de Ipatinga. Haverá distribuição de materiais informativos e preservativos. Na abordagem, os profissionais do CCDIP vão esclarecer dúvidas, reforçar as orientações para a prevenção e incentivar a realização do teste rápido. A data serve para reforçar a importância destes cuidados e do diagnóstico precoce, regra que vale para todos”, completa.
Teste rápido ampliado
No CCDIP, onde também funciona Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais de Ipatinga acontecerá o Fique Sabendo”, com oferta ampliada de teste rápido para HIV. Nesta terça-feira (01/12), o serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vai funcionar de 10h às 20h. O exame é gratuito e seguro, e o resultado, sigiloso. Não é necessário jejum. Basta apresentar um documento de identidade com foto.
O teste rápido para o HIV é importante para o tratamento e acompanhamento adequados para o paciente, além de retardar o surgimento de doenças associadas e controlar a transmissão do vírus. O uso de preservativos nas relações sexuais e o não-compartilhamento de seringas e objetos perfuro-cortantes, como alicates de unha, também são cuidados básicos para todos.
Boletim Epidemiológico
Conforme o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, a Aids está estabilizada no país com taxa de detecção de 20,6 novos casos para cada grupo de 100 mil ao ano. A prevalência é maior entre os homens de 20 a 49 anos. Mas a infecção pelo HIV cresce entre as mulheres: hoje, a taxa é de uma mulher soropositiva para cada dois homens diagnosticados com a doença. Preocupa o avanço entre os jovens (dos 15 aos 24 anos). Eram 9,6 casos por 100 mil habitantes em 2004 e em 2013, eram 12,7 casos por 100 mil habitantes.
As estatísticas nacionais se aplicam ao município. Mas Ana Beatriz Barbosa Passos, enfermeira do CTA de Ipatinga alerta que muitas pessoas desconhecem o seu estado sorológico. Estima-se que para cada caso confirmado outras três pessoas são portadoras do HIV e não sabem”, revela , explicando que o vírus HIV pode ficar incubado até 10 anos antes de aparecer os primeiros sintomas da doença. Qualquer pessoa que tenha comportamento de risco, como sexo desprotegido, pode ficar exposto ao vírus HIV. O perigo é real e sério. A Aids tem tratamento, mas não tem cura”, insiste a profissional.
Serviço
Serviço Especializado em Saúde - CCDIP
Rua Governador Valadares, 45, Centro. Informações: (31) 3829-8559.
Atendimento ao público: segunda à sexta-feira, 7h às 18h.
Faça o Teste Rápido para DSTs/Aids
Quarta e sexta-feira, 10h às 17h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















