adriana 728x90

03 de dezembro, de 2015 | 17:32

Presidente do IEPHA defende maior envolvimento da comunidade

Seminário Regional de Patrimônio Histórico e Cultural do Vale do Aço foi realizado nesta quarta e quinta-feira


DA REDAÇÃO - O I Seminário Regional de Patrimônio Histórico e Cultural do Vale do Aço, realizado nesta quarta e quinta-feira (02 e 03) em Timóteo traçou um perfil da atual política do Estado no setor, indicou caminhos para a construção de políticas públicas regionais e apontou a necessidade de legitimar as ações a partir da percepção da própria comunidade. O evento foi realizado pela Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Educação, e Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e de Cultura de Timóteo.

"É importante instituir mecanismos de inventário que considerem a comunidade nos processos de legitimação dos patrimônios. As comunidades devem ser ouvidas, bem como os coletivos de cultura. A preservação dos patrimônios vai além do tombamento, é necessária a participação e reconhecimento dos bens culturais pela sociedade, maior sensibilidade dos gestores e mais integração entre as políticas públicas tanto em âmbito regional quanto em relação ao Estado", comentou a presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Michele Abreu Arroyo.

Michele Arroyo agradeceu o convite para participar no seminário, acrescentando que esta foi uma oportunidade para conhecer a região e suas demandas. "Este é o primeiro passo para o desenvolvimento de um trabalho, que dê retorno satisfatório. Nossa vinda permite ter conhecimento da região, mas todas as ações de patrimônio cultural são lentas, demandam tempo, sintonia e apropriação, construção e consolidação de uma política pública", ponderou.

Visita
Nessa quarta-feira (2) pela manhã, antes da abertura do seminário, os representantes do IEPHA fizeram visitas técnicas aos prédios do Colégio Angélica em Coronel Fabriciano e do Forno Hoffman em Timóteo, considerados patrimônios históricos e culturais. A atividade foi acompanhada por representantes da Prefeitura de Timóteo e do Unileste.

O prefeito Keisson Drumond esteve presente à visita e destacou a importância da presença do instituto nos processos de tombamento e restauração de bens culturais e imateriais da região. "Temos a certeza de que com o apoio do IEPHA teremos condições de desenvolver um projeto regional que  promova o resgate e a valorização de nossas memórias e cultura", salientou o prefeito.

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário