05 de janeiro, de 2016 | 20:00
Servidores públicos de Ipatinga podem decidir por greve nesta quinta
Trabalhadores cobram pagamento de salário, 13º e férias
IPATINGA Os funcionários públicos municipais se reúnem em assembleia nesta quinta-feira (7), às 18h, para avaliar a possibilidade de paralisação dos serviços. Os atrasos nos pagamentos do funcionalismo têm sido motivo de protesto e muita reclamação nos últimos dias. Enfermeiros têm demonstrado a indignação pela falta do pagamento do 13º salário e de férias vencidas. Para agravar ainda mais a situação, a Prefeitura de Ipatinga informou por meio de nota que o abono de fim de ano será pago em cinco parcelas, mas somente a partir do mês de março.
Os enfermeiros alegam que trabalham sem ter recebido o 13º salário e com três férias vencidas. A revolta aumentou após a informação, divulgada na segunda-feira (4) sobre o parcelamento do abono natalino. Estamos de luto, temos trabalhado de preto em protesto”, pontua o grupo de servidores. Em várias mensagens enviadas ao Diário do Aço eles destacam a situação difícil enfrentada na área da Saúde. Na última chuva, por exemplo, quando houve queda de energia, pacientes do Hospital Municipal de Ipatinga, que estavam em ventilação mecânica, tiveram de ser removidos de setor por falta de condições naquele momento.
Os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas também estão descontentes com a situação. Nos dias anteriores, unidades do Samu têm circulado com cartazes relatando o atraso nos vencimentos.
Sindicato
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Ipatinga (Sintserpi), Helenir de Lima, observa que é difícil avaliar a situação financeira em que se encontra o município de Ipatinga. Os servidores públicos irão tirar o encaminhamento possível. Continuamos abertos ao diálogo e acreditamos que o governo tem que fazer um exercício para efetuar o pagamento no quinto dia útil. Esperamos que até sexta-feira venha esse pagamento”, disse.
Por meio de nota, a Prefeitura de Ipatinga reiterou que a crise financeira, que atinge a maioria dos municípios brasileiros, tem trazido consequências mais drásticas e pontuais para Ipatinga, que amarga uma queda de receita ainda maior, em virtude do momento crítico vivido também pela siderurgia nacional. A Secretaria Municipal de Fazenda tem envidado todos os esforços em busca de soluções para a questão do pagamento dos servidores municipais e reitera que a normalização dos pagamentos depende exclusivamente da evolução das receitas municipais nos próximos meses”, cita em nota a administração.
O pagamento dos servidores ativos e inativos, referente ao mês de dezembro, será efetuado no dia 20 de janeiro, confirma o governo. O pagamento do 13º salário será realizado em cinco parcelas, a partir de março. A assessoria da prefeitura acrescenta que a administração municipal mantém seu compromisso de buscar todas as formas possíveis para equacionar as questões financeiras e trabalhar na revisão das datas previstas para os pagamentos, sempre buscando a sua antecipação”.
Dinheiro
As dificuldades financeiras e seus reflexos na Prefeitura de Ipatinga já tinham sido noticiados anteriormente. Na entrevista Não existe o dinheiro”, publicada pelo DIÁRIO DO AÇO em 26 de outubro passado, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta (PT), adiantava as dificuldades enfrentadas pelo município. A prefeita informou, à época, que a arrecadação de Ipatinga estava em queda livre” e a redução de cargos e secretarias no Executivo municipal foi uma das manobras para driblar a má fase da economia, o que não se revelou suficiente para contornar a crise. A queda na arrecadação ainda tem sido motivo de reclamação no município, como divulgado no balanço feito pela prefeita no fim do ano passado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















