01 de fevereiro, de 2016 | 10:00

Em Ipatinga, “volta às aulas” será em família

Escolas recebem familiares, alunos e profissionais da Educação para início do ano letivo 2016


A Prefeitura de Ipatinga recebe a comunidade escolar nesta semana, para o início do ano letivo de 2016. Na quarta-feira (3), familiares, alunos e profissionais da Educação participam do “Dia de Mobilização da Comunidade Escolar”, a partir das 17h, em todas as escolas da rede municipal.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai apresentar os programas e projetos a serem desenvolvidos pelas unidades de ensino ao longo do ano. A comunidade escolar também receberá informações de como participar das oportunidades educativas ofertadas pelas escolas.

“Estamos dando continuidade à aproximação das famílias com as escolas, iniciada em 2013. É preciso que elas se sintam parte do ambiente escolar e participem cada vez mais do cotidiano das escolas. Cada unidade planejou as atividades com muito carinho e zelo para recepcionar a todos com muitas surpresas”, diz a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.

A secretária informa ainda que pais e responsáveis receberão informações sobre a organização do calendário letivo (trimestres, distribuição de notas e sistema de avaliações), sobre o funcionamento da escola (horários dos turnos e das aulas), sobre uniformes escolares e cardápio da merenda de 2016.

“Eles também serão orientados quanto aos espaços nos quais se organizam os trabalhos pedagógicos e conhecerão a equipe de professores e demais servidores da sua unidade escolar”, esclarece a secretária.

Conforme o calendário da Secretaria Municipal de Educação, os professores retomam as atividades nesta segunda-feira,  1º de fevereiro, quando vão receber informações sobre o ano letivo de 2016 e planejar as atividades para recepcionar pais, responsáveis e educandos das escolas no “Volta às Aulas em Família”.

Novidades
Em 2015, novos projetos pedagógicos foram lançados para auxiliar na aprendizagem dos estudantes da rede municipal de Educação, como “Ipatinga: Cidade Leitora”, “Programa de Alfabetização e Letramento A-E-Ipatinga”, “O que é que a cidade tem?”.

Neste este ano, alguns desses projetos serão ampliados com o objetivo de qualificar o ensino da rede municipal e ampliar o acesso a um número maior de estudantes.

“Investimos na qualificação de nossos profissionais para ofertar aos estudantes da rede pública do município uma Educação com qualidade social, que vise o desenvolvimento integral dos alunos”, avalia Leida Tavares.

A renovação do mobiliário escolar foi mais um investimento feito pela Prefeitura de Ipatinga. A partir da próxima semana, todas as crianças, jovens e adultos da rede municipal vão estudar em novas mesas e cadeiras, modelos adequados ao tamanho e faixa etária dos estudantes.

Outro investimento concretizado no final de 2015 foi a distribuição dos novos uniformes escolares. De acordo com a SME, na reunião de quarta-feira (3) pais e estudantes vão receber orientações sobre o uso do vestuário. Shorts-saias, bermudas, calças femininas e masculinas, camisas de Educação Física, tênis e meias foram entregues aos pais em cada escola.

“A partir de agora, os estudantes da rede municipal estarão devidamente identificados, o que representa mais segurança para suas famílias e simboliza a igualdade de condições no processo de aprendizado”, reafirma a secretária de Educação, Leida Tavares.

OP Educa
O andamento das obras do Orçamento Participativo da Educação – OP Educa também será abordado na reunião de abertura do semestre. O projeto envolve alunos, pais, gestores e profissionais da educação no exercício da cidadania nos ambientes escolares.

Em sua primeira edição, cerca de R$ 5 milhões de investimentos em infraestrutura para rede municipal de ensino foram assegurados pela Prefeitura de Ipatinga.

Obras de reforma de banheiros e muros, construção e cobertura de quadras e galpões, de novas salas, refeitórios e cozinhas, além de implantação de parquinhos, jardins, bebedouros, portões eletrônicos são executadas pela Prefeitura, atendendo as demandas indicadas pela comunidade escolar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário