EXPO USIPA 2026

02 de fevereiro, de 2016 | 17:08

HMC convoca doadores

Instituição faz apelo para reforçar estoques de sangue no Carnaval


Na véspera de feriados prolongados, o número de doações de sangue no Hospital Márcio Cunha cai bastante, por conta dos preparativos de viagem de quem ficará longe do Vale do Aço. Com isso, a instituição hospitalar registra baixos estoques no setor de Hemoterapia. A preocupação dos médicos é com o atendimento aos pacientes que necessitarem de transfusões nos próximos dias.

O HMC apela por doações da população antes de viajarem, com o intuito de salvar a vida de pacientes internados, que necessitam de transfusões em cirurgias, pacientes oncológicos ou, até mesmo, àqueles que são acolhidos em uma emergência.

“Com o estoque do hospital vulnerável, há o risco de desabastecimento, principalmente de plaquetas, material essencial para pacientes que possuem alguma doença que dificulta a coagulação, como os pacientes com câncer”, explica o médico hematologista e responsável técnico, Marcos Aurélio Mergh Murer.

Para dar, é preciso comparecer ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha, no bairro das Águas. A doação é rápida e segura. Nesta semana, o setor funcionará até sexta, das 7h às 11h30 e das 15h às 18h30.

Nos dias do feriado, a Hemoterapia estará fechada, voltando a funcionar na quarta-feira de Cinzas, a partir das 15h. Não há necessidade de agendamento de data ou horário, apenas levar um documento oficial com foto e assinatura.

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 68 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal dos responsáveis legais, pesar mais de 52 quilos e ter comportamento sexual seguro. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário