29 de abril, de 2016 | 10:25
Transporte metropolitano no Vale do Aço é pauta de encontro
Evento contou com a presença do subsecretário de Regulação de Transportes da Setop
DA REDAÇÃO - Os desafios do transporte público metropolitano” foi o tema da última edição do ciclo de debates realizado mensalmente pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA).
O primeiro painel Transporte Metropolitano X Transporte Intermunicipal” contou com a presença do subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), Renato Guimarães. O subsecretário reafirmou a disponibilidade do Governo e da SETOP em apoiar à região do Vale do Aço na construção de um plano eficiente para circulação metropolitana. Estamos aqui para somar, nosso foco será sempre a segurança e o conforto dos usuários em seu deslocamento diário”, ressaltou.
O encontro teve ainda a participação do professor de Engenharia de Transporte e Logística do Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste), Mateus Araújo, responsável pelo tema do segundo painel, Gestão e Planejamento de transporte metropolitano”, que enfatizou a inexistência de um modelo exemplar de gestão do trânsito metropolitano. O essencial é a parceria entre as prefeituras da região metropolitana, dessa forma poderemos discutir e solucionar problemas econômicos e sociais comuns a todos os municípios”.
O terceiro painel com o tema Desafios do Transporte Metropolitano na Região Metropolitana do Vale do Aço”, ficou a cargo do representante da Univale, concessionária de transporte intermunicipal na região, Luiz Mendes Peixoto.
Consórcios
No encontro, muitos questionamentos de gestores e técnicos foram feitos quanto à melhoria do transporte intermunicipal. A proposta de se criar Consórcios Intermunicipais, foi apontada como solução para tratar o transporte público na região é um problema comum dos quatro municípios.
De acordo com o Diretor Geral da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) Carlos Magno a participação efetiva dos municípios para a solução de demandas comuns é a única forma de se alcançar resultados positivos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]