20 de maio, de 2016 | 17:36
Vacinação abaixo da meta em Ipatinga
Alguns grupos prioritários não buscaram a proteção
DA REDAÇÃO - A campanha de vacinação contra a gripe em Ipatinga foi encerrada nesta sexta-feira (20/05) com cobertura geral de 90,48% do público-alvo. Entre os dias 30 de abril e 19 de maio (última quinta-feira), a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 46.350 doses. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde era imunizar, no mínimo, 80% dos grupos prioritários, que somam 51.226 pessoas.
Apesar de atingir a cobertura geral do público-alvo da campanha, a Secretaria de Saúde ressalva que alguns grupos prioritários continuam sem buscar a proteção. Entre as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias), apenas 46,85% e 51,43%, respectivamente, receberam a dose. Estudos comprovam que a vacina diminui o risco de parto prematuro e protege a mãe e o bebê, uma vez que a mulher imunizada transfere anticorpos para o filho por meio da placenta e leite materno.
Outro grupo com risco de agravos por gripe é o de crianças, ainda com cobertura vacinal abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Na faixa etária de seis meses a dois anos, 73,31% das crianças foram imunizadas. A cobertura é menor entre as pessoas entre dois anos e menores de cinco anos, com 68,12% vacinados. A secretaria lembra aos pais, que a vacina reduz internações e óbitos por gripe.
Fabriciano
A Prefeitura de Coronel Fabriciano encerrou a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, nesta sexta-feira (20). Destinada a crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres em pós-parto, idosos, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde, a ação que foi iniciada no dia 30 de abril, conseguiu atingir a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
As crianças que tomaram a vacina pela primeira vez terão que tomar a segunda dose até o dia 20 de junho. Gestantes permanecem com o acesso ao atendimento durante todo o ano. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Jesuína Mendes, esclarece que após tomar a vacina, em duas ou três semanas o organismo começa a criar anticorpos. As gestantes devem tomar a vacina o quanto antes, para estar imune à gripe com a chegada do inverno”, orienta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















