25 de julho, de 2016 | 17:10
Ipatinga Chess premia jogadores
O campeonato teve prêmios em dinheiro, além dos troféus e medalhas
DA REDAÇÃO - O torneio de xadrez Ipatinga Chess 2016 Master e Cup terminou no domingo (24), com a cerimônia de premiação. O evento foi realizado pela Fundação Brasileira de Xadrez/Aciapi (FBX), no Clube Brasileiro de Xadrez Escolar (CBXE) com sede no Colégio John Wesley, no Centro.
Para os três primeiros classificados na categoria Master, os prêmios em dinheiro foram de R$ 450 para o primeiro lugar, R$ 300 para o segundo e R$ 150 para o terceiro. Dezessete jogadores disputaram nesta categoria, oito deles possuem rating internacional
Em primeiro lugar, da categoria citada, ficou o mestre Fide (título dado pelo órgão internacional do esporte) Frederico Gazel, de Belo Horizonte. Em segundo lugar, o jogador João Idelfonso e em terceiro, Eduardo Altamiro, de Nanuque e Ipatinga, respectivamente.
O campeão Frederico aprovou a organização e estrutura do evento. O torneio foi muito bom, não só no nível técnico como também na qualidade de infraestrutura, bons materiais utilizados e ambientação da sala”, ressaltou.
O enxadrista profissional também afirmou que percebe o crescimento do esporte em Ipatinga e região. Com o Clube de Xadrez Educacional e a FBX, vejo que os jogadores da região têm evoluído tecnicamente, também soube de outros eventos realizados na cidade estimulando a prática do xadrez, além da lei municipal que dispõe sobre o ensino do xadrez nas escolas públicas”, reforçou.
Já na categoria Cup, foram quatorze participantes na disputa pelos prêmios. O primeiro lugar foi para Jacimar Rodrigues da Silva, de Ipatinga, o segundo lugar para Hugo de Araújo Paula, de Governador Valadares e André Luiz Ramos, também de Ipatinga, ficou em terceiro lugar.
A presidente da Federação Mineira de Xadrez (FMX), Luciane Sepúlveda, marcou presença no evento. Ela destacou a importância do trabalho da Fundação para difusão do xadrez em todo o estado de Minas Gerais.
A FBX está fazendo um excelente trabalho em nível escolar. Agora, chegou a hora de estreitar o relacionamento com a Federação Mineira para fazermos mais eventos oficiais. A partir do mês que vem, vamos oficializar a instituição como membro associado da FMX e futuramente fazermos vários campeonatos com classificação internacional”, informou Luciane.
A presidente também revelou que a Federação desenvolve um trabalho de divulgação do esporte nas escolas e acredita que a experiência da FBX com xadrez escolar pode colaborar ainda mais com esta tarefa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















