01 de agosto, de 2016 | 17:28
PT de Belo Oriente vence batalha judicial
A convenção do PT de Belo Oriente será realizada no dia 5 de agosto
BELO ORIENTE A eleição em Belo Oriente está movimentada antes mesmo do fim do prazo para as convenções, que termina no próximo dia 5. No Partido dos Trabalhadores, o entendimento do diretório municipal é de que a vereadora Ilca Maria de Lima Viana Carvalho será a candidata à disputa majoritária.
Entretanto, a executiva estadual da legenda tentou intervir, mudando o calendário do partido no município. Por discordar da situação, a defesa do PT no município foi à Justiça e venceu a batalha.
Conforme a decisão, assinada pelo juiz de Direito da Comarca de Açucena, Jefferson Val Iwassaki, o diretório municipal deliberou que o processo de escolha dos candidatos seria o das prévias, e que caberia à executiva municipal estabelecer esse calendário. Houve apenas uma inscrição para o cargo de majoritário, da vereadora Ilca, cabendo a homologação da única inscrita.
Em 25 de julho, o Grupo de Trabalho Eleitoral do partido no Estado deliberou por novo calendário para a inscrição às eleições majoritárias e proporcionais do município de Belo Oriente. A defesa do diretório municipal ponderou que tal deliberação ocorreu às escuras, sem dar oportunidade de defesa”. O magistrado deferiu a tutela de urgência e determinou que o diretório estadual suspenda a realização de novo calendário de prévias, dando assim validade ao calendário já definido pela executiva municipal.
Procurada, a vereadora Ilca Carvalho disse que esperava que a Justiça fizesse exatamente o que foi feito, porque, desde o princípio, o diretório municipal foi desrespeitado. Sou um bom nome, mas a direção estadual tem tentado fazer uma intervenção e me desrespeitar. Essa situação vinha se arrastando há algum tempo, mas agora está certo de que sou pré-candidata e meu nome está de fato bem avaliado”, reitera. O nome do ex-prefeito Humberto Lopes era a escolha da direção estadual da legenda.
Ela acrescenta que a executiva estadual quer impor um nome, desconsiderando que o PT do município tem autonomia para tal”. A convenção do PT de Belo Oriente será realzizada no dia 5 de agosto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















