adriana 728x90

08 de agosto, de 2016 | 19:16

PT lança 14 vereadores na disputa de outubro

Até o registro da candidatura podem haver troca de nomes dos candidatos a prefeito e a vice


A ata da convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ipatinga foi registrada nessa segunda-feira (8), no cartório eleitoral de Ipatinga. A informação é da presidente do partido, Usânia Gomes. Conforme o documento, Cecília Ferramenta disputará a reeleição e terá como vice-prefeito o vereador Agnaldo Bicalho, formando assim uma chapa pura e sem coligação para proporcional. Na ata constam 14 nomes, que concorrerão ao cargo de vereador.

Na sexta-feira (5), após a realização da convenção, o vereador não quis comentar sobre ser vice na chapa. Durante o Encontro Municipal, realizado dias antes, o nome de Agnaldo foi anunciado como vice. Entretanto, a pré-candidata e atual prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, ressaltou que a composição da chapa estaria em negociação até o último instante.

Os bastidores da política estiveram agitados desde o fim da semana passada. Em relação ao PT, existia a possiblidade de aliança com o PROS de Rosângela Reis, já que o partido faz parte da base aliada do governador, Fernando Pimentel (PT) e uma orientação indicaria a parceria também em Ipatinga, o que acabou não se confirmando, pelo menos até o momento.

Como a maioria das convenções foi realizada na sexta-feira e no fim de semana não houve funcionamento dos cartórios eleitorais, os partidos tiveram 24 horas para tal, ou seja, até a segunda-feira, até o encerramento das atividades dos cartórios, situados no Fórum.

Após a entrada das atas e sua publicação, elas são arquivadas até que entre o registro de candidatura, que pode ser feito até o dia 15 de agosto. Feito isso, existe um registro da coligação. O cartório eleitoral juntará todas as atas da coligação e procede à conferência para ver se está tudo certo, caso haja alguma errada, o partido é notificado.

O que foi decidido em ata é o que prevalece e não pode ser alterado. As coligações devem ser informadas neste documento.

Entretanto, o registro de candidatura pode ter nomes de candidatos a prefeito e vice diferentes dos apresentados em ata. Assim como pode haver substituição de tais nomes até o dia 12 de setembro.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário