22 de maio, de 2015 | 18:05

Hospital Metropolitano Unimed é inaugurado

Em solenidade, diretoria informa que atendimento será realizado, gradativamente, dentro de 90 dias


FABRICIANO – Com investimentos de R$ 70 milhões, o Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço (HMU), localizado entre os bairros Mangueiras e Santa Terezinha, em Coronel Fabriciano, foi inaugurado oficialmente em solenidade realizada na manhã dessa sexta-feira (22). O evento, que marca as comemorações dos 35 anos da Unimed Vale do Aço, contou com a presença de várias autoridades locais e da comunidade médica da região. Em entrevista coletiva à imprensa, a diretoria da Unimed Vale do Aço falou sobre as várias etapas da construção, e anunciou que o atendimento na nova unidade começa a ser feito efetivamente daqui a 90 dias, e de forma gradativa. O HMU não é credenciado ao SUS.

A partir do dia 29 de junho, a unidade de Ipatinga passará a atender como Núcleo de Especialidades e Diagnósticos (NED), e os clientes da cidade deverão buscar atendimento no Hospital Unimed de Coronel Fabriciano, no Centro, até que o HMU comece a funcionar. O NED vai disponibilizar serviços como exames de imagem, exames laboratoriais, pequenos procedimentos, além de consultas eletivas em várias especialidades.

O NED vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já o laboratório de patologia clínica ficará aberto de segunda a sexta-feira, de 6h30 às 17h30 e, no sábado, das 7h às 11h. De acordo com levantamento da Unimed, as mudanças não trarão impacto para o beneficiário, porque atualmente cerca de 90% da demanda do atual pronto atendimento é de consulta laboratorial eletiva.

O diretor-presidente da Unimed, Jeferson Almeida Miranda, afirmou que a inauguração do hospital é um ponto marcante na história da cooperativa e que o atendimento será o principal diferencial. “Vamos trazer mais qualidade e um atendimento que busque sempre o melhor no aspecto de individualidade e aconchego ao cliente no momento de fragilidade. Esse é o maior investimento na área de saúde nos últimos anos, e que brinda os 35 anos da Unimed”, declarou.

A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes (PT), ressaltou a importância do hospital para o município. “Hoje é um marco na história de Coronel Fabriciano. Nossa vocação é a prestação de serviços. Tenho certeza que o HMU vai prestar um relevante serviço não só para Coronel Fabriciano, como para a Região Metropolitana. Para nós, ele tem grande valia em relação a atendimento na saúde, qualidade e aumento de receita”, salientou a prefeita.

Atualmente, a Unimed possui 700 colaboradores, mais de 52 mil clientes e 300 médicos cooperados. A demanda mensal no pronto atendimento varia entre 8 mil e 9 mil consultas. A nova unidade deve gerar novas contratações, mas Jeferson Almeida disse que ainda não há levantamento do número exato de profissionais que serão incorporados à instituição. 

Meio ambiente

O HMU tem 20 mil m² e está construído em uma área de 40 mil m². Na coletiva, o diretor financeiro da instituição, Luiz Antônio Hooper, lembrou que o terreno onde o hospital foi construído era uma espécie de lixão.

“A construção foi um processo difícil, devido à situação do terreno. Mas valeu a pena. Hoje, realizamos um antigo sonho”, comemorou. A unidade possui Estação de Tratamento de Esgoto própria, 300 vagas de estacionamento, capacidade para 110 leitos para internação, além de dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e oito salas de cirurgia.

“O projeto tem preocupação com o meio ambiente. A água usada será reaproveitada, assim como a energia gerada pelo ar condicionado central. Temos claraboias, além de aquecedor solar que reduzirá a utilização da rede elétrica”, pontuou Jeferson Almeida.

Partos

Questionado sobre a construção de um setor específico para a maternidade, o diretor de recursos próprios da Unimed, José Maurício Nascimento, esclareceu que, inicialmente, a maternidade não foi contemplada na atual estrutura do HMU, mas a criação desse setor já é estudada. “Estamos com um projeto, mas vamos mudar pra cá primeiro. Hoje, as exigências são muito maiores, temos que criar área específica para maternidade. É isso que estamos estudando para as áreas que sobraram”, afirmou.

[[##763##]]

 

 

 

 

 

 

 

Projeto para acesso mais facilitado

A inauguração do Hospital Metropolitano Unimed reforça o já conhecido debate para a abertura de um acesso mais fácil à unidade pelo Anel Rodoviário, na BR-381, principalmente para pacientes de Ipatinga. O diretor financeiro da Unimed, Inaldo Régis da Silva, lembra que, desde o início da obra, existe essa preocupação. O trajeto pelo bairro Amaro Lanari é longo e cheio de quebra-molas. Para viabilizar o acesso, a Unimed contratou uma empresa de engenharia para fazer o anteprojeto e projeto, que seguiu diretrizes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

“O anteprojeto foi apresentado à Prefeitura de Coronel Fabriciano e, por questões financeiras, não foi possível a sua realização. Posteriormente, nos foi pedida a execução desse projeto para dar andamento em busca dessa verba. Agora, aguardamos um retorno do Dnit e temos alguns entraves do ponto de vista financeiro para facilitar esse acesso, que será bom tanto para o hospital quanto para a cidade”, mencionou o diretor.

A Prefeitura de Coronel Fabriciano reforçou sua colaboração com o projeto, mas reitera a importância da participação e autorização do Dnit para a sua concretização.
 
 

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário