
08 de fevereiro, de 2017 | 16:29
Beleza e natureza de mãos dadas
Todos sabem que estamos ligados à natureza. A sobrevivência da humanidade depende dela. Tudo o que serve ao homem tem origem na natureza. E assim também é com os cosméticos. Desde sempre, as ervas serviram de base para preparar cremes e fragrâncias.As rugas são consequência do tempo, mas fatores externos ajudam a acelerar o processo de envelhecimento da pele, como alimentação inadequada, intestino que não funciona bem e o estresse.
Elas aparecem quando a pele vai perdendo a elasticidade e tonicidade, e o primeiro local afetado é o ângulo externo dos olhos, depois na testa e entre as sobrancelhas, ao redor dos lábios e assim vai.
Ao falar em prevenção, é chover no molhado” dizer que a alimentação deve ser equilibrada, que não se deve beber e nem fumar e que todos deveriam dormir oito horas por dia. O levedo de cerveja é um poderoso aliado, junto com fontes de Vitamina A, C, D, e E.
Uma planta que serve para o preparo de uma poderosa máscara é a salsa, a mesma usada na cozinha. A máscara feita com salsinha amassada abre os poros, e após o uso deve-se usar chá adstringente gelado para normalizar o aspecto da pele. Uma boa dica são os chás formulados à base de calêndula, hamamélis ou hortelã.
Devemos lembrar que os produtos naturais podem causar reações na pele ou alergias, principalmente quando misturamos as ervas. Assim, uma consulta com o dermatologista é necessária, a fim de tirar qualquer dúvida.
A babosa (Aloe Vera) tem grande efeito cicatrizante e emoliente, e aparece como ingrediente em vários cosméticos.
O chá de camomila é uma delícia, acalma a alma e tem poderes digestivos. Da flor da camomila é extraído o óleo de azuleno, ingrediente para um creme que tem ação refrescante e calmante da pele, principalmente quando se faz depilação ou pós-barba.
As rodelas de pepino continuam eficazes e podem ser aplicadas sem susto no rosto. O pepino atua como antienvelhecimento, emoliente e revitalizante.
A lista de ervas, frutas e raízes é imensa. Mas, o que precisamos mesmo é tomar uma atitude em favor dos ingredientes naturais, começando pelos alimentos que ingerimos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]