
08 de fevereiro, de 2017 | 16:32
O troca-troca de estilistas
Wagner Penna e as novidades do mundo fashion
MINAS FASHIONA gente sempre fala aqui da importância da moda para a economia mineira, e os números confirmam isso. Dados divulgados pela Codemig, empresa que tem sempre apoiado a moda local - vide sua participação na Minas Trend e outros projetos - informam que o setor movimentou cerca de R$3,3 bilhões no ano passado.
E mais: segundo um estudo da Fundação João Pinheiro, cerca de 15,2% dos empregos do Estado são gerados na cadeia de produção, criação, distribuição e comercialização da moda.
Na realidade, 135 municípios mineiros têm, na moda, a sua força econômica. Sem contar a influência do estilo mineiro na moda brasileira, com o artesanal e bem feito se destacando. Amém.
CÉUS & TERRAS
Uma pesquisa com resultado-surpresa foi feita entre os consumidores e consumidoras brasileiras, com relação às preferências por moda & modismos. Pois a enquete mostrou que 40% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais caro por marcas de prestígio, tanto em roupas quanto em eletrônicos.
Ou seja, a aparência conta muito para essa turma, em busca de status social. Por outro lado, um estudo financeiro e social mostrou que a turma da base da pirâmide social (que ganha pouco mais que um salário mínimo) é a que paga tudo em dia, não finta os outros e vive como pode. Resumo: uns vivem nas nuvens, outros com os pés bem na terra.
MEXIDÃO
As mudanças no mundo e na economia mundial estão fazendo o povo da moda se mexer, e muito. Na semana passada, a turma viu o badalado Riccardo Tisci sair da Givenchy e provocar rumores de que vai para a Versace. Como se diz aqui em Minas, ele vai juntar a fome com a vontade de comer.
Antes, já havia sido anunciando também que a estilista Clare Keller saiu da marca Chloé, cuja história de vanguardismos todo mundo conhece. Sem contar que muitas alterações aconteceram nas equipes de gestão, relações públicas e departamentos financeiros em várias empresas de moda.
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POR AÍ...
* A Minas Trend está a todo vapor. Entre os seus eventos internos, o Ready to Go, que lança novos talentos da moda através de grifes emergentes, já está em fase final para selecionar a turma que estará presente na edição de abril próximo. ***
* A grife Cajo promove uma tarde especial de drinks e clientes de todo o país para lançar o seu inverno 2017. Além das novidades em pronta-entrega, também comemora o início das entregas de pedidos feitos na Minas Trend de outubro passado. ***
* A São Paulo Fashion Week (14 a 17 de março) vem com novidades. Além de novas grifes desfilando por lá, entra no clima do see now, buy now (veja agora, compre já), com algumas grifes disponibilizando nas suas lojas paulistanas o que a passarela mostra. O restante estará nas prateleiras até três meses depois. ***
* Nosso país se fecha como mercado para as grandes marcas de moda, mas também para a chamada fast fashion mundial. A H & M vai abrir 430 lojas novas no mundo, mas nenhuma delas será no Brasil. O que pode parecer ruim, na verdade, é ótimo para garantir as vendas aqui para nossas grifes, que não podem competir em preço com as internacionais, em razão do pesado Custo-Brasil. ***
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PONTO FONAL - Seguindo de perto a nova tendência mundial, a edição brasileira da prestigiosa revista Vogue está ampliando as possibilidades comerciais de seu evento VesteRio, que acontecerá em abril.
Para atrair novas grifes, está fechando pacotes inteiros, com estande, direito a coquetéis no hall de entrada, publicidade nas revistas do grupo Globo (além da própria Vogue, claro) e muito mais. É a nova onda mundial, onde Igreja & Estado (isto é, os departamentos editorial e comercial) dos veículos de comunicação atuam em plena sintonia. O mundo gira.
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