02 de maio, de 2017 | 09:25
No fluir das águas
Caderno Especial de Aniversário
As cachoeiras que há mais de três séculos encantavam tropeiros e viajantes que passavam pelo povoado de Taquaraçu continuam atraindo gente de várias localidades. Elas são o principal cartão postal de Santana do Paraíso, sendo a mais antiga delas a do Engenho Velho”, ao redor de onde se iniciou o povoamento e que, até hoje, mantém um moinho (ruínas) desses tempos. O manancial hidrográfico de Santana do Paraíso inclui 16 córregos, três ribeirões e quatro lagoas.CACHOEIRA DO ENGENHO
Antes chamada de Taquaraçu, a cachoeira do Engenho no centro da cidade - tem hoje o menor volume dágua, mas preserva sua importância histórica e é abastecida pelo córrego do Achado. Transformada em Área de Proteção Ambiental (APA), sedia o Centro de Educação Reflexão e Ações de Cidadania pelo Meio Ambiente (CER-Acima Paraíso). Ao lado da cachoeira, lembrando a ocupação da cidade, há um grande moinho e máquina de limpar cereais, construídos no início do século XX.
CACHOEIRA DE CIMA
À margem da MG-232, a 800 metros da praça da Matriz, entre as áreas rural e urbana, localiza-se a Cachoeira de Cima, um sítio natural que se impõe entre grandes montanhas cobertas de vegetação típica de Mata Atlântica, com grandes pedras superpostas. Sua imensa queda dágua é alimentada” pelas águas do córrego do Achado, que nasce a 1,1 mil metros de altitude e ao longo do qual existem inúmeras nascentes.
CACHOEIRA BELA VISTA
Outra bela atração turística de Santana do Paraíso é a Cachoeira Bela Vista, a sete km da sede do município, no Córrego dos Mendes. É uma propriedade particular, aberta à visitação pública. Suas belas quedas dágua são abastecidas pelos córregos do Chico Lucas e da Batinga.
CACHOEIRA BATINGA
A 6,5 quilômetros do centro de Santana do Paraíso está a Cachoeira da Batinga, uma propriedade privada entre morros e manchas de matas nativas. O local tem grandes muros de arrimo de pedra e represas na parte superior da queda dágua. Abaixo de um pequeno canyon, em meio a rochas brancas, destaca-se uma grande queda que se perde em corredeira no meio da vegetação alta. (Com ACS PMSP)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]