08 de maio, de 2017 | 18:10

Pedido de desativação dos parquímetros é acatado pela Prefeitura de Ipatinga

Ainda sem data prevista para o corte do serviço, a Administração Municipal estuda alternativa para cobrança do estacionamento de forma a contemplar todos que frequentam a região central

Fernand Lopes

Wôlmer Ezequiel
Instalados em 25 de abril de 2016, parquímetros devem ser retirados das ruas em breveInstalados em 25 de abril de 2016, parquímetros devem ser retirados das ruas em breve

O prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB), anunciou que os parquímetros serão desativados e que o sistema de estacionamento rotativo no Centro da cidade será alterado, conforme solicitado formalmente pela Câmara Municipal de Ipatinga (CMI). Quintão revelou o corte do serviço na segunda-feira (8) à tarde, em seu gabinete.

O pedido, elaborado em consonância entre os 19 parlamentares, foi enviado à Prefeitura de Ipatinga na sexta-feira (5), e destaca que o atual modelo apresenta pontos falhos e não contempla o real objetivo de controlar o estacionamento na região central. Para os vereadores, o principal aspecto negativo é que a máquina não emite o comprovante de pagamento do estacionamento.

“Este equipamento não corresponde ao anseio da sociedade. É um grande desejo dessa gestão rescindir o contrato com a empresa. Inclusive, a mesma já foi notificada, mas agora teremos que ouvi-la. Aproveito para parabenizar a iniciativa da Câmara”, ressalta Sebastião Quintão.

Apesar de ter sinalizado o fim dos parquímetros, a Administração Municipal não especificou data para a suspensão do serviço, uma vez que é necessária a rescisão contratual com a empresa e isto envolve trâmites burocráticos que precisam de tempo.

Junto ao prefeito, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e também representante da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi, salientou a necessidade da implantação de um novo sistema de estacionamento rotativo para um atendimento mais adequando aos consumidores.

“A Aciapi e o CDL reforçam ao prefeito e aos vereadores a importância do estacionamento rotativo, os consumidores e comércio não podem ficar à mercê dos ambulantes nas ruas do Centro, haja vista que em maio e em junho temos importantes datas comemorativas, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Por isso, solicitamos às autoridades políticas que pensem em uma solução em tempo hábil para o estacionamento rotativo, que seja um novo tipo de parquímetro, ou um novo equipamento, mas que atenda os usuários e comerciantes”, ressalta.

Multas

Até que outro modelo seja implantado, o atual sistema de estacionamento rotativo continuará com a aplicação de multas aos usuários que estacionarem e não efetuarem o pagamento. Sobre as multas já emitidas, o prefeito Sebastião Quintão afirmou que uma equipe designada irá ponderar sobre cada situação.

“As multas têm que ser avaliadas. Temos um colegiado que irá examiná-las e teremos todo o carinho ao fazer isso. Toda solução abrupta, fácil, nem sempre condiz com a melhor solução. Até porque este período que estaremos na vulnerabilidade haverá, naturalmente, abusos. Portanto, eu reservo o direito de fazer o estudo caso a caso”, informa Quintão.

Já o presidente da Câmara de Ipatinga, Nardyello Rocha (PMDB), reafirmou o desejo de que todas as multas sejam suspensas.

“Nós, desde já, agradecemos ao prefeito pelo rápido atendimento e continuamos solicitando a ele uma avaliação bem carinhosa e rigorosa no que tange ao cancelamento das multas expedidas. Mantivemos este pedido pela forma que elas foram aplicadas e esta é uma solicitação de todos os 17 vereadores da base governista”, reforça Nardyello.
Wôlmer Ezequiel
Quintão anunciou a suspensão dos parquímetros com apoio de representantes do Legislativo e da Aciapi/CDLQuintão anunciou a suspensão dos parquímetros com apoio de representantes do Legislativo e da Aciapi/CDL


Faixa Azul

Até o início de 2016 as vagas destinadas a carros e motocicletas nas ruas do Centro de Ipatinga eram controladas pelo programa Faixa Azul, administrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ipatinga (Apae). Porém, a administração anterior interrompeu o serviço por indicar que o mesmo era realizado de modo irregular, sem o necessário processo de licitação.

O presidente da Câmara Municipal, Nardyello Rocha, sugeriu ao chefe do Executivo que, durante o período de transição entre o atual sistema para um outro, o retorno do Faixa Azul possa ser considerado. “Em momento algum a Casa Legislativa defende o fim do estacionamento rotativo no Centro de Ipatinga. Nós sugerimos nesta reunião que volte o antigo sistema, que pode ser explorado pelo município ou por quem o prefeito achar que convém”, relata.

Questionado sobre uma possível volta do Faixa Azul, Quintão afirmou que “esta é uma opção e que poderá ser considerada“, como algo temporário.

Reforma do Paço Municipal

Na entrevista concedida na tarde desta segunda-feira (8), o prefeito Sebastião Quintão confirmou ao DIÁRIO DO AÇO o processo de reforma do Paço Municipal, que demandará a mudança das secretarias e departamentos para outro prédio, provavelmente, o antigo escritório central da Usiminas, atualmente ocioso.

“O promotor de Justiça, Rafael Pureza, esteve aqui na PMI e nos indicou as fragilidades que o prédio possui. Também o Corpo de Bombeiros já vistoriou o prédio. O edifício foi construído dentro dos padrões de excelência para a época, porém as leis evoluíram e as exigências de segurança foram aprimoradas. Não seria tão fácil reformar o prédio com todo o contingente de funcionários aqui dentro, até para a saúde dos mesmos”, afirma o prefeito.

Quintão completa que está programada para a próxima semana a reunião sobre a reforma e desocupação do prédio, com representantes do Ministério Público e equipe da prefeitura.

O chefe do Executivo Municipal também reiterou a informação a respeito da possibilidade de transferência temporária das repartições do prédio principal para o Escritório Central da Usiminas. “Umas das alternativas foi solicitar à Usiminas um espaço para abrigar de forma provisória os setores da PMI, mas ainda estamos estudando a situação”, pontua o prefeito.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juliane

09 de maio, 2017 | 15:54

“Esses parquímetros são muito falhos e de péssima qualidade, semana passada eu e meu esposo fomos ao centro, ao colocar a moeda o parquímetro não aceitava e devolvia no lugar do troco (moeda de r$0,25), após inúmeras tentativas, resolvemos colocar uma moeda de r$0,50, aí a máquina aceitou, mas registrou como se fosse de r$0,25, nos dando apenas 7 minutos, em vez de 15, aí colocamos mais uma de 0,50 aí dessa vez deu 15 minutos, ou seja, a máquina nos roubou 0,25 centavos.. Não reclamo pelo dinheiro, mas se eu precisasse desses 8 minutos a mais e o fiscal passasse, eu iria ser multada e não teria nenhum comprovante..”

Tubiba

09 de maio, 2017 | 09:32

“Hoje a maioria das cidades brasileiras do porte de Ipatinga pata cima, são dotadas de parquimetros eletrônicos. O que é um grande avanço.
Não entendi o porquê da desativação do serviço.”

Roberto Albuquerque

09 de maio, 2017 | 06:57

“O que não pode é deixar sem nenhum tipo de regulamentação porque os maus lojistas e maus funcionários comércio são os primeiros a ocupar as vagas que deveriam ficar disponíveis para clientes. Não são todos os sem consciência, mas abram a porteira e observem quem serão os primeiros a ocupar as vagas.”

Envie seu Comentário