11 de maio, de 2017 | 15:25
Governo de Minas dá ordem de serviço para ETE Timóteo
R$ 20,8 milhões para conclusão das demais obras previstas na ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade
Marcelo Sant'Anna /Imprensa MG
Ordem de serviço assinada por governador trata de investimentos de R$ 38,9 milhões na rede de esgoto em Timóteo e na ETE
Ordem de serviço assinada por governador trata de investimentos de R$ 38,9 milhões na rede de esgoto em Timóteo e na ETEO governador Fernando Pimentel assinou nesta quinta-feira (11), o despacho que define como prioridade investimento de R$ 38,9 milhões para o início das obras de implementação do sistema de esgotamento sanitário do município de pela Copasa. As obras incluem a implantação de estação de tratamento de esgoto (ETE) e têm previsão de término em julho de 2018.
Participaram da solenidade nesta quinta-feira (11), no Palácio Liberdade, em Belo Horizonte, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e o prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário.
O prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, destacou a importância dessa ação para a saúde pública do município. Somos 87 mil habitantes e não tínhamos rede de esgoto. Eu sou médico pediatra e vejo como um grande passo para a saúde e controle de doenças em Timóteo. Além disso, fico honrado em fechar o ciclo assinando a ETE hoje. Essa obra também vai criar empregos e potencializar o comércio na cidade”, comemora o prefeito.
O deputado Celinho salienta que o investimento que está sendo feito mostra o compromisso do Governo de Minas com a região do Vale do Aço, somado a outras ações importantes que foram feitas nos últimos meses pelo Governador Pimentel. Segundo o deputado Celinho, a construção da ETE é uma vitória nesta batalha que começou em 2009, quando foi garantido o direito ao tratamento de esgoto em Timóteo”.
Celinho destaca ainda que a estação será construída com capacidade para tratar, inclusive, o esgoto da vizinha
Coronel Fabriciano, mas esta questão deverá ser tratada conjuntamente pelos prefeitos com participação das Câmaras Municipais”, avalia o deputado.
A presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles, explica que o convênio é uma complementação das obras já iniciadas pela autarquia, que beneficiarão Timóteo. A Copasa tem como obrigação tratar os esgotos. Nós estamos tentando suprir os déficits históricos que existem em vários municípios de Minas Gerais, iniciando o tratamento em diversas cidades. Em Timóteo, as ações serão não só na estação de tratamento de esgoto, mas também em redes de receptores e de todo o sistema de esgotamento sanitário”, diz Sinara Meireles.
Do total do investimento previsto, R$ 18,1 milhões serão utilizados na implantação da ETE e outros R$ 20,8 milhões para conclusão das demais obras previstas na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município de Timóteo.
A ETE terá capacidade de tratamento de 183 litros por segundo (compreendendo tratamento preliminar mecanizado, reatores UASB, casa de desidratação e tanque de lodo, laboratório, leito de secagem e queimador de gás) e a complementação do sistema com interligações, emissários, interceptores e elevatórias.
Histórico
A Copasa iniciou, em junho de 2014, a operação do sistema de esgotamento sanitário de Timóteo e, em outubro daquele ano, realizou processo licitatório para contratação das obras de ampliação.
As obras de redes coletoras, interceptores, estações elevatórias e linhas de recalque, tiveram licenciamento ambiental fornecido pela Prefeitura Municipal. Nestas intervenções iniciadas em junho de 2015 a companhia já investiu cerca de R$ 40,5 milhões.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















