DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

27 de maio, de 2017 | 11:12

Câmara Mirim de Ipatinga comemora 10 anos

O projeto tem o objetivo de mostrar aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam

Divulgação
Em 10 anos de existência, foram realizadas cinco eleições e eleitos 356 vereadores mirinsEm 10 anos de existência, foram realizadas cinco eleições e eleitos 356 vereadores mirins
A Câmara Mirim de Ipatinga completa, neste domingo (28), dez anos de sua criação. Instituído pela Resolução nº472/2007, de autoria do atual presidente da Casa Legislativa, vereador Nardyello Rocha, o projeto tem o objetivo de mostrar aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam, e de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento do seu bairro, cidade, estado e do país.

Em seus 10 anos de existência, foram realizadas cinco eleições e eleitos 356 vereadores mirins.
Para Nardyello Rocha, a Câmara Mirim cumpre brilhantemente a sua função. “O projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Tanto os vereadores mirins eleitos, quanto os demais alunos das escolas, são despertados a esta consciência”, pontua.

Conforme o vereador, “tudo o que é debatido entre os mirins repercute em nosso trabalho, pois os projetos aprovados por eles são encaminhados e votados por nós. Existe uma produção grande e de qualidade”, comemora.

Dia do Vereador Mirim
Um exemplo de projeto aprovado na Câmara Mirim, e que foi votado e virou lei na Câmara Adulta, é o que cria o “Dia do Vereador Mirim”. A data, comemorada dia 28 de maio, e faz parte do calendário oficial de eventos do município. Este ano, os vereadores mirins serão homenageados em Sessão Solene, agendada para o próximo dia 7 de junho, às 14 h, no plenário da Câmara de Ipatinga.
Presidente do Legislativo, Nardyello Rocha, instituiu a Câmara Mirim em 2007Presidente do Legislativo, Nardyello Rocha, instituiu a Câmara Mirim em 2007

Eleição
A Câmara Mirim tem legislatura de dois anos de duração, dividida em quatro mandatos de seis meses cada. Os vereadores mirins têm reuniões mensais, assim como os da Câmara Adulta.

Este ano, será realizada nova eleição e o cronograma do processo eleitoral já está em execução. As escolas participantes indicam de três a seis candidatos, que podem ser votados não apenas em suas escolas, mas em toda a rede de ensino. Somente poderão candidatar-se alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, que até a data da eleição tenham 14 anos. A eleição será realizada no dia quatro de outubro, das 8h às 17h, nas dependências das escolas inscritas.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário