DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

25 de junho, de 2017 | 19:32

Um grupo de 54 novos médicos cubados desembarca em MG nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (26/6), 54 médicos cubanos desembarcam em Belo Horizonte para compor o Programa Mais Médicos, em Minas Gerais. A chegada está prevista para as 8h45, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.
Médicos cubanos chegaram ao Brasil para participar do programa Mais Médicos. Desembarque no aeroporto de Guararapes, RecifeMédicos cubanos chegaram ao Brasil para participar do programa Mais Médicos. Desembarque no aeroporto de Guararapes, Recife


Ao longo da semana, outros 22 profissionais chegarão ao estado para compor o Programa, que levou médicos para municípios onde havia escassez ou ausência de médicos, além de integrá-los às equipes que não tinham atendimento regular.

O Programa Mais Médicos foi criado para diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, reduzir as desigualdades regionais na área da saúde.

Entenda:

Conforme consta no site do Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos (PMM) tem apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

"Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade", explica o governo federal.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Nesses dois anos, o Mais Médicos conseguiu implantar e colocar em desenvolvimento os seus três eixos pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. (Ministério da Saúde)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Consul Coooperados 300x250