EXPO USIPA 2026

29 de junho, de 2017 | 16:39

Reunião em Brasília trata da construção de nova ponte

Na ocasião, os parlamentares solicitaram, entre outros pleitos, a liberação do recurso para a reconstrução da antiga ponte que interliga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo

Arquivo Diário do Aço
Ponte está interditada desde 2012 por causa de rachaduras em seus pilares Ponte está interditada desde 2012 por causa de rachaduras em seus pilares

O presidente da Câmara de Vereadores de Coronel Fabriciano, Leandro Xingó, o Xingozinho (PSD), e os vereadores Adriano Martins (PPS) e Luciano Lugão (PROS) se reuniram na manhã dessa quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, em Brasília, com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy.

Na ocasião, os parlamentares, acompanhados do deputado federal Domingos Sávio (PSDB), solicitaram, entre outros pleitos, a liberação do recurso, já cadastrado no Ministério da Integração, para a reconstrução da antiga ponte que interliga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, sobre o rio Piracicaba, bem como a execução de alças viárias no local, para a interligação com o contorno rodoviário da BR-381.

O presidente da Câmara, ao sair da reunião, disse que, a partir da interlocução em Brasília com os dois ministros, que são os mais influentes do governo, prometeram empenho na desburocratização e a destinação do recurso para a obra na ponte, que precisa ser reconstruída.

“Para as outras demandas pleiteamos a liberação de mais de R$ 32 milhões em recursos direta e indiretamente ligados à nossa cidade, ou seja, tivemos uma agenda altamente positiva. Mais uma vez, o poder Legislativo municipal, por meio da união de forças políticas e sem coloração partidária, faz a sua parte em favor de Coronel Fabriciano”, enfatizou o presidente Xingozinho.

Interdição

O acesso entre os dois municípios foi inicialmente interditado integralmente no dia 8 de novembro de 2012 e, no ano seguinte, mais precisamente no mês de março, a antiga ponte passou a operar com restrições, liberada parcialmente para o tráfego de veículos leves, com o estrangulamento ao centro da pista – modelo “New Jersey”.

“Consideramos a legitimidade dos pleitos, principalmente por se tratar de uma importante Região Metropolitana de Minas Gerais e do país. Não mediremos esforços na busca pelo atendimento a essas demandas”, frisou o ministro Imbassahy.
Divulgação
Comitiva de parlamentares foi recebida pelos ministros Eliseu Padilha e Antônio ImbassahyComitiva de parlamentares foi recebida pelos ministros Eliseu Padilha e Antônio Imbassahy


“Essa questão da antiga ponte entre Fabriciano e Timóteo vem se arrastando como uma novela antiga, mas nós estamos trabalhando com firmeza para transformar esse anseio em realidade para a população do Vale do Aço, além de outras necessidades de investimentos em Fabriciano que também encaminhamos aqui em Brasília”, salientou Domingos Sávio.

Trevo principal

A comitiva de vereadores fabricianenses e o deputado Domingos Sávio também pleitearam a liberação de outros investimentos de infraestrutura para a cidade. Entre eles, a necessidade de criação de uma alça viária e elevação do principal viaduto da cidade, no trevo da Avenida Tancredo Neves. A obra está estimada em R$ 18 milhões. “O acesso, um dos mais importantes do nosso município, interliga a região central e o Melo Viana, o que inclui o Distrito Industrial de Coronel Fabriciano. O atendimento ao nosso pleito resultará em expressivo desenvolvimento para a nossa cidade, principalmente a partir do ganho que teremos com a mobilidade urbana”, avaliou o presidente Xingozinho.

Estrada da Amizade

Os parlamentares solicitaram investimento estimado em R$ 2,7 milhões para a pavimentação, drenagem e sinalização da Estrada da Amizade, que interliga o bairro São Vicente, em Coronel Fabriciano, ao bairro Bom Jardim, de Ipatinga. “Essa medida permitirá o escoamento do fluxo entre os dois municípios, além de importante mobilidade urbana, atendendo assim a uma demanda regional”, destacou Xingozinho.

Avenida Magalhães Pinto

Outro pleito encaminhado pelos vereadores e pelo deputado Domingos Sávio aos ministros trata da obra de complementação de drenagem profunda na avenida Magalhães Pinto, no distrito de Melo Viana, por meio de investimentos na ordem de R$ 950 mil.
Divulgação
Ministro Imbassahy avaliou como legítimos os pleitos de Coronel FabricianoMinistro Imbassahy avaliou como legítimos os pleitos de Coronel Fabriciano


Estrada do Cocais

O Presidente Xingozinho, os vereadores Adriano Martins e Luciano Lugão, e o deputado Domingos Sávio também apresentaram a necessidade de investimentos para a pavimentação e drenagem da estrada do Cocais dos Arruda, projetos avaliados em R$ 6,1 milhões.

Reforma

Os parlamentares pleitearam a liberação de recursos, na ordem de R$ 1,6 milhão, para a reforma do prédio da antiga Fundação, no Bairro Bom Jesus, que visa abrigar as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do Município, o que reduzirá, aos cofres públicos, gastos com locação de imóveis onde as três pastas estão instaladas.

Cartão Reforma

Por fim, Xingozinho, Adriano Martins, Luciano Lugão e Domingos Sávio solicitaram dos dois ministros a implantação do Programa Cartão Reforma, para aplicação às comunidades do bairro Vila São Francisco – conhecido como Morro do Tomate – e da localidade popularmente conhecida como Prainha, na região central de Coronel Fabriciano.

Programa do Governo Federal, o Cartão Reforma fornece auxílio em dinheiro, na forma de crédito, para famílias de baixa renda que têm a necessidade de realizar reformas em suas residências. Atualmente, 98 casas na Prainha e 450 imóveis no Morro do Tomate estão cadastrados para o recebimento do benefício, num total de quase R$ 2,8 milhões em investimentos previstos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Felipe

30 de junho, 2017 | 10:29

“A velha política novamente. É se aproximar as Eleições e as propagandas e promessas retornam, sempre com os mesmo problemas.

Guardem os nomes. Não os reeleja.”

Envie seu Comentário